Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Compartilhe a Verdade


Ter uma casa limpa e bem arrumada é algo almejado por muita gente que adora ver tudo “brilhando”. Manter móveis, piso e cômodos limpos não é tarefa fácil, ainda mais quando há a presença de cortinas, persianas, tapetes ou carpetes nestes locais. Estes itens necessitam de certos cuidados para que o lar esteja sempre em ordem.
Cortina na máquina
LAVAR CORTINA EM CASA NA MAQUINA DE LAVAR - Dicas da Lucy
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que nem todos os tecidos e materiais podem ser limpos na máquina ou higienizados em casa. As cortinas de composição mais nobre e delicada pedem uma limpeza profissional em lavanderia.  É o caso de tecidos como seda, linho, veludo, algodão cru e shantung: esses são materiais mais finos que podem encolher ou estragar caso sejam colocados na máquina. Por sua vez, as cortinas de voal, poliéster e algodão pré-encolhido podem ser lavadas em casa – desde que sejam pouco volumosas e sua lavadora tenha capacidade para tal.

  1. Aspire para retirar o excesso de pó: antes de tudo, aproveite a facilidade do aspirador para remover o excesso de poeira que se acumula nas cortinas. Para a tarefa, utilize o bocal de escova e aspire todo o comprimento do tecido.
  2. Retire todos os acessórios: retire ilhós, argolas e todos os acessórios removíveis para evitar estragos. Uma alternativa é amarrar as argolas e ilhós entre si com um cadarço, evitando que eles se choquem e danifiquem o tecido.
  3. A cortina está muito suja? Deixe de molho. Caso sua cortina tenha acumulado muita poeira, esteja manchada e precise de um tratamento extra, deixe-a de molho em água fria por 40 minutos. Na água, dilua sabão de coco ou sabão em pó.
  4. Coloque somente a cortina (sem forro) na máquina: na hora de colocar a cortina na máquina, nada de misturar a peça com o forro ou outros itens de roupa, cama, mesa e banho. Opte pelo ciclo suave de lavagem e priorize o sabão líquido (que dilui mais facilmente e diminui os resíduos no tecido). A temperatura ideal para lavagem depende da composição de cada cortina. A água quente, no entanto, costuma funcionar bem na maioria dos tecidos, colaborando para a remoção de manchas. Atenção: quando o assunto é como lavar cortina, o uso de amaciante não é aconselhado, já que pode marcar e manchar a peça. Evite também a centrifugação, que pode danificar detalhes da cortina e até mesmo seu eletrodoméstico (se houver partes sólidas).
  5. Devolva a cortina para o trilho ou varão para secar: de volta ao seu “lugar de origem”, as cortinas secam com o caimento certo, além de se “auto-alisarem” no processo. Seque em local ventilado.

Cortina blecaute
Como lavar cortina blecaute: dicas para vários tipos e tecidos - Ypêdia
No caso da cortina blecaute (ou “blackout”) de plástico ou PVC, a máquina não é uma opção. Para lavá-la, faça uma solução de água e sabão neutro, utilizando uma esponja macia para esfregar o material. Se a peça tiver manchas de mofo, uma dica valiosa é misturar um pouco de vinagre branco na solução. Em seguida, passe um pano úmido para remover o excesso do sabão e deixe a cortina de PVC secar naturalmente e à sombra. Nada de secadora! No caso da cortina blecaute de tecido, o procedimento é basicamente o mesmo que descrevemos no passo a passo anterior. Remova os acessórios, ajuste no ciclo para roupas delicadas na máquina, prefira o sabão neutro/líquido e deixe secar em ambiente ventilado e à sombra.
Cortina persiana
Como limpar persianas? Veja guia o completo! | Blog Dr Lava Tudo
As persianas acumulam bastante pó e exigem uma atenção mais frequente na higienização. No dia a dia, use o aspirador (no bocal de escova) ou o espanador para remover a poeira e evitar a proliferação de ácaros, ao menos uma vez na semana. O pano úmido também pode ser utilizado. Para uma limpeza mais profunda, remova primeiro o pó, retire as lâminas do trilho e coloque-as de molho em balde com água e sabão neutro. Depois, esfregue suavemente com uma esponja macia. Esse procedimento, no entanto, não é indicado para todas as composições e tipos de persianas. Na dúvida (e para a higienização completa), sempre conte com a ajuda de uma lavanderia.
Cuidados específicos para cada material

  • Cortina de algodão pré-encolhido: é um tecido tranquilo, que pode ser lavado à máquina e com sabão normal;
  • Cortina romana: use um espanador;
  • Cortina do tipo rolô: desenrole a peça completamente e aspire dos dois lados;
  • Cortina do tipo painel: use apenas pano úmido embebido em detergente neutro;
  • Cortina de voal: o ideal é lavar à mão. Se optar pela máquina, sempre lave no ciclo suave e sabão neutro, como o de coco;
  • Cortina de veludo: para a limpeza, basta escovar a peça com um pano de camurça umedecido em água morna;
  • Cortina de renda: delicada, essa cortina demanda lavagem à mão ou um saco de proteção para ir à máquina;
  • Cortina de linho, seda e algodão puro: tecidos nobres, que exigem higienização especializada em lavanderia.

Como limpar tapete
Tapetes felpudos
https://ceramica-sp.ru/wp-content/uploads/5/e/c/5ec74aeb19d59ac18453af101135189c.jpeg
Os tapetes felpudos, que são mais volumosos e contam com mais superfície para “atrair” a sujeira, pedem cuidados especiais para uma boa higienização. Aqui, o amaciante é seu aliado! Em um borrifador, misture água, amaciante e detergente neutro para obter uma solução bastante aquosa. Depois, aplique-a ao longo da extensão do tapete, umedecendo-o. Com uma escova macia para roupas, vá esfregando os pelos e removendo as manchas. Finalize o processo passando um pano úmido e deixe secar à sombra. Vale lembrar: se o tapete não estiver muito sujo ou manchado, dá para usar somente o aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias.
Tapete de borracha
Tem capacho de porta? Veja como lavar tapete de entrada
De limpeza fácil, os tapetes de borracha podem ser lavados na própria máquina de lavar (caso sejam menores). Se forem grandes, esses itens podem ser higienizados com vassoura ou aspirador de pó, com o uso posterior de pano molhado com detergente e água.
Tapetes sintéticos
Como limpar tapete: Passo a passo com 13 dicas caseiras simples e  infalíveis! | Blog Dr Lava Tudo
Assim como os feitos de borracha, os tapetes sintéticos são de lavagem simples, mas exigem cuidados. É o caso dos itens feitos de poliéster e náilon. Nesses casos, o ideal é lavar com água e sabão neutro, sempre deixando secar ao sol. Esta última etapa, inclusive, vale a pena ser destacada: se não forem completamente secos, os tapetes sintéticos ficam com mau cheiro. Nesse sentido, uma medida eficiente é aplicar um pouco de vinagre nos itens depois da limpeza, neutralizando os odores.
Como limpar carpete
Como Limpar Tapete? 6 Técnicas de Limpeza Infalíveis
Se a dúvida é como limpar tapete, os carpetes também merecem atenção! Quem tem o material em casa sabe como a limpeza frequente é fundamental para manter a boa saúde dos moradores. Limpe ao menos uma vez ao mês! O método mais simples e eficiente para o carpete é investir apenas no aspirador (especialmente se não houver manchas ou resíduos). Caso haja uma sujeira maior, passe um pano levemente úmido em uma solução de água e vinagre – nada de produtos químicos ou mais fortes! De todo modo, se for fazer uso de (pouca) água, mantenhas as janelas abertas para criar uma corrente de ar. Caso o carpete não seque totalmente, o resultado será mofo!
DicasReceita com vinagre
Indicado para tapetes e carpete, o vinagre é uma excelente pedida para acabar com os germes, além de extrair o mau cheiro e as manchas.

  • Em um balde cheio de água morna, misture 3 xicaras de vinagre branco e um pouco de detergente neutro. Priorizando as áreas manchadas e encardidas do tapete, aplique a solução e esfregue. Depois, é só finalizar com um pano úmido. O odor do vinagre irá se evaporar e sumir totalmente!
  • Extra para limpar xixi de pet: quem tem um animalzinho de estimação, sabe que o tapete acaba sendo alvo de sujeiras indesejadas. O vinagre também é ótimo para limpar a urina do seu pet! Primeiro, use várias folhas de papel absorvente para remover o máximo do líquido. Em seguida, borrife o vinagre puro no local. O ingrediente vai eliminar o mau odor, matar as bactérias agir neutralizando a acidez da urina.

Evite ao máximo os produtos químicos
Quando o assunto é como lavar tapete, convém sempre evitar os produtos químicos na higienização. Como vimos, soluções caseiras e mais naturais cumprem bem o recado, evitando danos no tecido, perda de cor e aspecto desgastado. No máximo, aposte nos sabões e detergentes neutros. Além de ser mais sustentável, esse cuidado também contribui com a saúde da sua família, evitando a exposição a agentes químicos.
Considere a limpeza profissional de uma lavanderia
Não há como negar: garantir uma higienização 100% do seu tapete exige o profissionalismo de uma lavanderia. Contando com diferentes limpezas para as necessidades de cada material (incluindo a limpeza a seco), esses estabelecimentos contam com profissionais especializados para eliminar até mesmo os microrganismos de remoção mais difícil, acabando com as possibilidades de alergias. Vale lembrar que o serviço pode ser contratado tanto em situações de urgência (grandes manchas, derramamento de substâncias) como também de maneira preventiva, garantindo que o tapete esteja sempre impecável. Dentre as vantagens da limpeza profissional, estão a remoção de toda a sujeira e os resíduos de alimentos, a “cara de nova” dada para a peça, a possibilidade de recuperar o tapete após eventos específicos (como inundações e obras) e a completa eliminação de resíduos corporais e de animais.

Fonte:      2  

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Decoupage: aprenda como aplicar esta técnica artesanal

Compartilhe a Verdade Os artesãos se valem de inúmeras técnicas a fim de trabalhar sua matéria-prima e transformá-la em objetos totalmente novos, mais bonitos e mais funcionais. Dentre as técnicas encontra-se a decoupage, também conhecida como decoupagem ou decupagem. A técnica da decoupage é a arte de recortar e colar […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!