Deslocamento de DIU quais as causas e sintomas

Compartilhe a Verdade


O DIU é um contraceptivo que precisa ficar alocado bem na cavidade uterina. Raramente ele sai do lugar, mas quando acontece é fácil perceber pelos sintomas como dor abdominal, sangramento irregular e até umas pontadas na parede do útero.

É importante saber identificar quando o DIU saiu do lugar. O Dispositivo intrauterino é um método contraceptivo de longa duração e muito eficaz. Mas, é preciso sempre estar no lugar certo, caso contrário, o DIU deslocado pode acabar comprometendo a sua eficácia. Uma vez implantado na cavidade uterina, garante uma proteção anticoncepcional que vai de 5 a 10 anos, dependendo do tipo – o DIU pode ser de cobre ou hormonal. Mesmo com as vantagens, como qualquer anticoncepcional, é importante ficar atenta a qualquer sinal de que o corpo não está se adaptando ao dispositivo e fazer acompanhamentos regulares para saber se ele continua na mesma posição. Confira!

Causas de deslocamento de DIU

O número de mulheres que tiveram problemas com deslocamento do DIU é muito pequeno, mas pode acontecer.

“A taxa de deslocamento depende do DIU, da experiência de quem o inseriu, do tempo de permanência e da própria paciente” disse o Dr. Alexandre.

O médico explica que o mau posicionamento costuma ser frequente nos 4 primeiros meses de uso, exatamente no tempo de adaptação do corpo, e durante a menstruação, por conta das contrações naturais do útero. Nesse último caso, os movimentos podem fazer com que o DIU se mova para uma posição diferente da que ele deve ficar. O dispositivo deve ser sempre colocado por um profissional, de preferência um ginecologista, em um consultório. Inserir o DIU não é um procedimento cirúrgico e não precisa de anestesia. É rápido mas, em alguns casos, pode gerar um desconforto, tanto na hora como um tempo depois. Nos primeiros dias é normal sentir cólicas, mas com o tempo elas vão diminuindo até desaparecerem. Assim como qualquer objeto diferente dentro do corpo humano, o DIU também pode sofrer algum tipo de rejeição por parte do organismo. Quando isso acontece, o próprio corpo começa a querer expulsar o dispositivo e ele acaba saindo do lugar até ser completamente eliminado pela vagina.

Sintomas do deslocamento do DIU

Uma das formas de descobrir se o DIU está no local certo é ficar em alerta aos sinais do corpo. O Dr. Alexandre afirma que os sintomas mais comuns são cólicas e sangramento irregular.

Nas mulheres que fazem uso do DIU hormonal, esses sintomas são mais alarmantes pois ele diminui o sangramentos, podendo até mesmo inibir completamente o período menstrual. Logo, elas sentem muito menos cólicas e têm fluxos mais leves.

Em alguns casos, as mulheres com DIU deslocado podem sentir dores abdominais ou até mesmo pequenas pontadas no baixo ventre, indicando que o dispositivo está encostando na parede uterina. Essa mudança de posição é mais rara ainda, no entanto, acaba sendo mais séria e pode causar perfurações.

DIU: como colocar e quais os cuidados

O DIU é um método contraceptivo de longa duração que pode ter validade de 5 a 10 anos, dependendo do tipo. O Dr Alexandre explica que não existe uma forma de evitar que o DIU se desloque no corpo da mulher, mas o acompanhamento já é o suficiente para saber se está tudo certo com o dispositivo.

“É importante que a usuária de DIU passe em consulta ginecológica a cada 6 meses para ser examinada e realize um ultrassom 1 vez ao ano”.

Um exame clínico, feito durante a própria consulta ginecológica, já é capaz de identificar o posicionamento do objeto. Ao olhar colo do útero e visualizar o fio, o médico consegue monitorar a posição do dispositivo. Se o deslocamento for comprovado, é só reposicionar o DIU ou fazer uma nova aplicação.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Deslocamento de DIU quais as causas e sintomas

    1. Olá Shirley, tudo bem?
      Gostaria de saber com quem posso entrar em contato para saber se posso contribuir de alguma forma com o projeto de vocês. Obrigado Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ovulação pode causar cólica fora do período menstrual?

Compartilhe a Verdade A cólica fora do período menstrual pode atingir algumas mulheres, principalmente no período fértil. Conhecido como dor da ovulação, o incômodo ocorre no meio do ciclo e se concentra em apenas um dos lados do baixo ventre, região inferior do abdômen. Ainda não se sabe ao certo […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!