A tireoide está envolvida em diversas funções corporais, por isso, um desequilíbrio na produção de seus hormônios pode afetar o coração, respiração, digestão e até o humor. Confira!
O que é a tireoide?
“A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo da cartilagem que chamamos de pomo de adão”.
O órgão tem o formato de uma borboleta e produz os dois principais hormônios que regulam nosso metabolismo – T3 e T4. O T4 é produzido em maior quantidade, entretanto os dois hormônios são importantes para estimular as funções de diversos sistemas do corpo.
“Juntos, eles organizam o nosso metabolismo, regulam a frequência cardíaca e a temperatura corporal, auxiliam na regulação do ciclo menstrual, ajudam no controle do peso e até no desenvolvimento cerebral do neném, entre muitas outras funções”.
Principais causas relacionados à glândula
Hipotireoidismo: Os hormônios da tireoide como uma espécie de aditivo para o corpo. Quando eles estão em baixa, desencadeiam o hipotireoidismo. A principal causa do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, uma inflamação da glândula.
Hipertireoidismo: O outro lado da moeda é o hipertireoidismo, ou seja, quando a tireoide produz hormônios até demais. Nesses casos, o corpo está com mais aditivo, ou seja, funciona aceleradamente. Assim como no hipotireoidismo, o hipertireoidismo também é mais comum em mulheres do que em homens.
Diagnóstico e tratamento
Os problemas de tireoide, apesar de comuns, possuem sintomas que podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. Por isso, muitas pessoas não costumam procurar o endocrinologista. Ao mesmo tempo, as doenças dessa glândula são amplamente vistas na faculdade de medicina, então, médicos de diversas especialidades, como ginecologistas, clínicos gerais, cardiologistas, entre outros, podem diagnosticam as patologias.
Principais sintomas
Tanto no hipo quanto no hiper, os principais sinais são:
- Queda de cabelo ou fios mais seco e quebradiço;
- Unhas quebradiças;
- Ganho ou perda de peso;
- Ansiedade ou depressão;
- Olhos saltados (típico da Doença de Graves);
- Insônia ou excesso de sonolência;
- Redução ou aumento da frequência cardíaca;
- Menstruação irregular.
Exames
Há diversos exames que podem ser feitos para verificar como está a saúde e o estado físico da tireoide. A começar pelos exames de sangue, o TSH e o T4 livre, que medem os níveis dos hormônios relacionados à glângula.
Principais tratamentos
- Medicamentos
- Radioiodoterapia
- Retirada da tireoide
Por que a tireoide são mais comuns em mulheres?
Chama a atenção como os problemas de tireoide são mais incidentes em mulheres do que em homens, porém não existem evidências que revelem o motivo dessa desigualdade na manifestação.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós!
Olha que interessante, gratidão pela informação! 🙏✨
Luz p’ra nós!
Luz pra nós