As incríveis exposições de arte digital em Tóquio

Compartilhe a Verdade

O TeamLab foi fundado em 2001 por Toshiyuki Inoko e quatro de seus amigos. Trata-se de um coletivo de arte internacional, formado por artistas, programadores, engenheiros, animadores de CG, matemáticos e arquitetos que se autodenominam “ultratecnólogos”.

O resultado são incríveis exposições com obras de arte usando tecnologia digital. Em 2011, teve sua estreia na Bienal de Cingapura. Em 2014, a New York PACE Gallery começou a ajudar a promover o trabalho do TeamLab e no ano seguinte teve sua própria exposição em Tóquio.

Existem 2 exposições de arte digital Teamlab em Tóquio: Teamlab Borderless e Teamlab Planets. No entanto o Teamlab Borderless, que se localizava em Odaiba fechou em 31 de agosto de 2022 e será transferido ainda este ano para o Toranomon-Azabudai.

Já o teamLab Planets, localizado em Toyosu, está aberto até o final de 2023. Embora não tão famoso quanto o Teamlab Borderless, o Teamlab Planets também conta com exposições de tirar o fôlego, trazendo uma experiência única e encantadora aos visitantes.

Como é a experiência Teamlab?

Ao adentrar as salas, você será envolvido por belos efeitos visuais que vão desde flores e lanternas encantadoras a uma cachoeira tão incrível e perfeita que mais parece uma pintura. Acredite, ver pessoalmente é ainda mais incrível do que mostram as fotos!

TeamLab Boderless é um mundo de obras de arte sem limites. As obras saem das salas, comunicam-se e até influenciam outras obras, em um espaço de 10 mil metros quadrados. É sobre descobrir um novo mundo e explorar com intenção.

A obra de arte muda continuamente na presença das pessoas, criando uma nova relação entre as pessoas e o mundo. Existem salas secretas atrás de cortinas e corredores escuros secretos: certifique-se de explorar cada canto e permita-se sentir todas as sensações!

Já o TeamLab Planets, é um museu de arte digital onde você anda descalço, podendo sentir diferentes texturas e sensações – inclusive andar sobre a água! Possui 4 grandes espaços que abrangem 7 obras de arte, baseadas no conceito de “Body Immersive”.

Ao contrário do Teamlab Borderless, em Teamlab Planets há um caminho que você precisa seguir, para não se perder e não perder nenhuma das salas. Nossos corpos ficam imersos na arte, e os limites entre espectador, arte e outros visitantes tornam-se ambíguos.

Há muitos espelhos, então existe a possibilidade de sua roupa íntima refletir se você estiver usando uma saia ou um vestido (há shorts disponíveis se você quiser usá-los). Assim como no Teamlab Borderlesss, você precisa de no mínimo 2 horas para visitar todo o local.

Todas as salas do Teamlab Planets têm uma explicação detalhada de cada arte apresentada. Você pode usar o aplicativo em 2 salas: no Crystal Universe, onde é possível mudar o espaço de exibição; Já no universo flutuante das flores, você pode soltar borboletas no espaço.

É difícil dizer qual das duas exposições é melhor. Se você tiver oportunidade, visite as duas. Apenas lembrando que o Teamlab Borderless se encontra fechado no momento, mas em breve será reinaugurado em outro endereço. Já o teamLab Planets, está em funcionamento e você pode adquirir os ingressos no site oficial. Cada ingresso custa 3.800 ienes (adultos).

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “As incríveis exposições de arte digital em Tóquio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

‘Quando eu falei que plantava maconha, virei a traficante da rua’

Compartilhe a Verdade Eunice Assunção (62), mais conhecida como Nice, é terapeuta e mora em Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, com a sua filha Gisele Soares (42) e a sua neta Stela Oliveira Lopes (18). A casa e a pequena família poderiam passar despercebidas, mas para quem […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!