Marina Dias conquista título inédito para o Brasil em mundial de paraescalada

Compartilhe a Verdade

Ouro histórico para o Brasil! Desta vez, a atleta de paraescalada, Marina Dias, conquistou o título inédito no mundial, que aconteceu em Berna, na Suíça, em 10 de agosto. Essa foi a primeira participação dela em mundiais, vencendo a categoria RP3 (atletas com limitações leves no alcance e na força).

Marina venceu a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans, prata e bronze respectivamente. Nesta temporada, a paulista, Taubaté (SP), subiu ao pódio outras três vezes em etapas da Copa do Mundo. Faturou ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e foi bronze em Villars (Suíça).

Em 2009, Marina Dias foi diagnosticada com esclerose múltipla, doença degenerativa autoimune, quando teve o lado esquerdo do corpo paralisado. Ela era corredora, após a paralisia parcial, passou a fazer escalada.

Jogos Olímpicos

Apesar de a escalada ter integrado o programa olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão) e segue mantida nos Jogos de Paris 2024, a paraescalada ainda não está incluída no rol de esportes paralímpicos.

No início de 2023, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) confirmou 22 modalidades na Paralimpíada de Paris 2024, e deixou aberta a possibilidade da paraescalada e do parasurfe serem incluídos, pela primeira vez, a partir de Los Angeles 2028, caso os dois esportes sejam indicados pelo Comitê Organizador.

A decisão final do IPC sairá até dezembro.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Marina Dias conquista título inédito para o Brasil em mundial de paraescalada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Da dor à descoberta: Como a cannabis medicinal transformou a jornada de uma farmacêutica

Compartilhe a Verdade Quem vê a farmacêutica, Vivian Dalla Colletta hoje, nem desconfia de tudo que teve que enfrentar. Passando por um pós-cirúrgico para a remoção total do intestino, a pesquisadora foi uma das coordenadoras do segundo CicMed, um congresso especializado em cannabis medicinal para profissionais de saúde que aconteceu […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!