Saúde feminina: vitaminas, suplementos e exame

Compartilhe a Verdade

Manter uma boa alimentação, rica em vitaminas, é essencial quando se trata da saúde feminina.
Nem sempre, porém, conseguimos suprir todas as necessidades do organismo apenas com uma alimentação saudável. Por isso, em alguns casos, é necessário recorrer aos suplementos para suprir a falta de nutrientes no organismo.

Quais são as vitaminas essenciais?

Vitamina B6: fundamental para manter o sistema imunológico saudável. Além disso, é capaz de ajudar o organismo na produção de dopamina e serotonina — substâncias responsáveis não só pelas sensações de prazer e bem-estar como também pela redução da depressão, da ansiedade e do humor instável, principalmente na TPM e no pós-parto. Durante a gravidez, a ingestão de vitamina B6 ajuda a diminuir os enjoos. A vitamina B6 atua também no equilíbrio dos níveis de estrogênio, sendo eficaz no combate aos efeitos da reposição hormonal da menopausa. No que se refere às vitaminas do complexo B, sua deficiência pode causar sintomas como anemia, cansaço, perda de apetite, dores abdominais, depressão, dormência e formigamentos em pernas e braços, câimbras musculares, infecções respiratórias, queda de cabelo e eczema, por exemplo. Na dieta deve-se incluir: abacate, banana, cereais, farinha de aveia, sementes de girassol, feijão, peixe (principalmente salmão), fígado e carne de porco.

Vitamina A: esta ajuda na preservação do colágeno, responsável pela saúde da pele, dos tecidos leves, dos ossos, dos dentes, das membranas mucosas, das unhas e dos cabelos. Tem papel fundamental na saúde ocular. Além disso, colabora com o sistema imunológico e reprodutivo, atrasa o envelhecimento e previne infecções. A recomendação diária é de 700 mcg. Para garantir sua absorção deve-se ingerir, por exemplo, os seguintes alimentos: pimentão vermelho, espinafre, brócolis, cenoura, repolho, tomate, fígado, abóbora, melão, leite e cereais.

Vitamina D: responsável por ativar o fósforo e o cálcio, necessários para manter os ossos fortes, evitando, assim, os efeitos da osteoporose. Além disso, diminui os riscos de esclerose múltipla e artrite reumatoide. Outra vantagem é que reduz os sintomas da TPM e contribui para o sistema imunológico. Sem a quantidade suficiente de vitamina D, os ossos ficam mais frágeis e quebradiços, podendo causar uma osteomalacia. Da mesma forma, sua carência é capaz de enfraquecer os músculos. Estudos apontam que a deficiência desta vitamina está ligada aos tipos 1 e 2 da diabetes. Expor-se ao sol diariamente, mesmo que por pouco tempo, faz com que o corpo produza a quantidade necessária de vitamina D. No entanto, se sua rotina não permitir isso, é preciso adicionar os seguintes alimentos à sua dieta: ovos, fígado, leite e peixes.
Vitamina E: por ser um potente antioxidante, combate o envelhecimento, bem como age na boa saúde da pele e dos cabelos. Além disso, é fundamental para o bom desempenho dos órgãos genitais femininos, contribuindo, inclusive, para a fertilidade da mulher. Sua deficiência pode prejudicar os reflexos e a coordenação motora, causar dificuldade para andar e enfraquecer os músculos. Encontra-se vitamina E no óleo de cártamo, de girassol e de milho, bem como através da ingestão de espinafre, amêndoa, avelã e gérmen de trigo.

Vitamina C: a vitamina C traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles: retarda o envelhecimento da pele, previne o aparecimento de celulites, promove melhor absorção do colágeno, fortalece os ossos, previne problemas de visão, facilita a absorção de ferro e auxilia no controle da pressão arterial. Funciona também como um antioxidante. Alguns sinais de carência desta vitamina incluem cabelo ressecado e com pontas duplas, inflamação ou sangramento de gengiva, pele ressecada, dificuldade de coagulação, facilidade para ganhar hematomas, sangramento nasal e problemas para curar infecções. As mulheres que estão acima de 19 anos precisam, no mínimo, de 75 mg de vitamina C. A fim de garantir o necessário de vitamina C no organismo, deve-se investir em alimentos como: kiwi, tomate, morango, melão, laranja, batata, brócolis, pimentas e goiaba.
Ômega 3 : atua na proteção da memória e na perda de peso; auxilia na redução de taxas de triglicerídeos e colesterol ruim; promove o fortalecimento do sistema imunológico e preserva a audição. Ingerir cápsulas com doses ideais de DHA (ácidos graxos), auxilia na manutenção da função neurotransmissora, contribui para o controle do movimento e memória e na regulação da saciedade, humor, ansiedade, medo e sono.

Magnésio: melhora a saúde do cérebro e do coração; age na formação de ossos e dentes; atua no funcionamento neuromuscular e metabolismo energético; ajuda no controle do humor; alivia sintomas da TPM; minimiza sintomas da endometriose e ajuda a manter o foco.

Quais são os suplementos vitamínicos essenciais?

Cálcio: atua no desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes; ajuda a contração muscular dos batimentos cardíacos; age na transmissão e regulação dos impulsos nervosos; auxilia na digestão de gorduras e no metabolismo de proteínas; ajuda na coagulação sanguínea e previne osteoporose.

Zinco: auxilia na manutenção da pele, unhas, ossos; facilita a cicatrização de feridas; estimula a função da tireoide; melhora a imunidade e ajuda no tratamento da depressão.

Ferro: previne a anemia; minimiza a TPM; auxilia a função imunológica; melhora o desempenho físico e ajuda no estoque de ferro do bebê durante a gestação.

Colágeno: combate o envelhecimento precoce; melhora a textura e flacidez da pele; diminui o aparecimento de estrias e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

A consulta médica com endocrinologista e o apoio de uma nutricionista são de fundamental importância antes de dar início ao uso dos mesmos.

Qual exame devo fazer para detectar as vitaminas?

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas. O importante é estar alinhado com seu médico de confiança para avaliar caso a caso. Assim, outros exames laboratoriais podem ser solicitados também. Contudo, há solicitações específicas de exames para detecção de taxas de concentração da vitamina no organismo.

Fonte:   1   

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Saúde feminina: vitaminas, suplementos e exame

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

LEGO cria blocos em braille para crianças cegas e com deficiência visual

Compartilhe a Verdade LEGOs são um elemento básico da aprendizagem e da criatividade infantil. Quer alguém opte por seguir as instruções ou partir para um edifício desconhecido, esses blocos são tão estimulantes para o cérebro quanto dolorosos para os pés desavisados. A natureza tátil dos blocos, que se encaixam uns nos […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!