Esfoliação corporal: para que serve e quais os benefícios

Compartilhe a Verdade

A esfoliação corporal é uma técnica que promove inúmeros benefícios para a sua pele, além de poder ser feita tanto em casa como em um spa. Entre suas vantagens, ao fazê-la, você garante uma pele macia, renovada, cheirosa e com uma textura equilibrada, sem ter excesso de oleosidade ou ressecamento. Confira!

O que é esfoliação corporal?

Esfoliação corporal é um procedimento estético que pode tanto ser feito em casa como em um spa, utilizando cosméticos com ou sem grânulos que visam remover todas as impurezas que aderiram à pele, limpando os poros profundamente. Geralmente, a esfoliação acompanha-se de massagens, proporcionando, além da higienização e renovação, uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Quais são os tipos de esfoliação corporal?

Nem todos os tipos de esfoliações utilizam os grânulos. Atualmente, existem cosméticos com ativos que promovem uma esfoliação química, simultaneamente em que tratam algumas condições da pele, como: produção de sebo desregulada, inflamações nos poros e manchas. Conheça e entenda mais sobre seus tipos:

  • Esfoliação química: esse tipo de esfoliação faz o uso de produtos em gel ou creme com ativos esfoliantes, geralmente ácidos, efetuando uma limpeza profunda na pele, o que causa uma descamação superficial sem ser agressiva. Esse tipo é ideal para quem tem a pele sensível e deseja fazer uma limpeza de pele profunda ou para quem deseja obter os benefícios dos ácidos em outras partes do corpo além do rosto.
  • Esfoliação física: a esfoliação física é a mais tradicional e utiliza os populares grânulos que se assemelham à areia. Para esse tipo de esfoliação é necessário muito cuidado ao massagear, já que o excesso de fricção na pele pode causar desconforto e vermelhidão. Assim como a esfoliação química, a física promove os mesmos efeitos de limpeza dos poros e hidratação para a pele.
  • Esfoliação enzimática: enzimas são proteínas naturais que agem na redução de flacidez e estimulam a renovação celular. Na esfoliação enzimática as enzimas cumprem o papel delas com excelência, removendo todas as células mortas que podem ter aderido à pele, a deixando renovada e com uma textura macia e saudável.

Esfoliação corporal: para que serve?

O principal objetivo da esfoliação pelo corpo é remover as impurezas da pele e estimular a renovação celular, garantindo um aspecto macio, renovado, saudável e viçoso por vários dias após feito o procedimento. Para quem sofre com envelhecimento precoce, acne ou excesso de sebo, a esfoliação corporal é uma aliada no dia a dia, já que ajuda a equilibrar a textura da pele. Se você deseja ter uma pele com aparência e textura saudável em todo o corpo, esse é o procedimento estético mais indicado!

Quais os benefícios da esfoliação corporal?

A esfoliação faz muito bem para a pele e todos seus tipos promovem os mesmos efeitos, podendo ser potencializados conforme os ativos adicionados nos cosméticos utilizados.

  • Limpeza profunda dos poros: a esfoliação faz a desobstrução dos poros, removendo todas as células mortas e toxinas aderidas à derme. Então, com os poros limpos, sua pele absorve melhor os produtos hidratantes aplicados. Por ter um efeito semelhante ao peeling superficial, é importante que você selecione os produtos certos para o seu tipo de pele, evitando possíveis alergias e irritações.
  • Uniformiza a textura da pele: as células mortas que ficam presas em nossos poros acabam adquirindo um tom escuro e textura ressecada, e sabonete sozinho não as remove. Assim, ao remover as camadas de células mortas, sua pele fica com uma textura uniforme, lisa e com uma coloração homogênea.
  • Diminui a retenção de líquidos: para fazer qualquer tipo de esfoliação é necessário que você massageie a pele para distribuir o produto e estimular a ação esfoliante. Durante esse processo você acaba estimulando a drenagem linfática que além de desintoxicar a pele externa, ajuda a remover as toxinas que estão nas camadas mais internas da derme e dos líquidos que não são totalmente metabolizados pelos organismo.
  • Melhora a síntese de colágeno: ao remover as células mortas da pele, você estimula a renovação celular, da síntese do colágeno e de outras proteínas responsáveis pela firmeza, viço e brilho da pele, deixando ela sempre com uma textura mais lisa, limpa e saudável.

Como fazer uma boa esfoliação no corpo?

Para fazer essa técnica é muito simples e recomendamos que você esfolie a sua pele pelo menos a cada 15 dias, e nunca diariamente. Então, confira nosso passo a passo de como fazer esfoliação corporal:

  1. Lave sua pele com sabonete e deixe-a levemente úmida;
  2. Aplique o produto esfoliante na quantidade de 2 colheres de sopa para cada parte do corpo;
  3. Espalhe o produto pela pele fazendo movimentos circulares;
  4. Massageie a pele com movimentos circulares sem friccionar em excesso;
  5. Enxágue a pele, removendo totalmente o produto;
  6. Seque a pele totalmente e aplique seu hidratante ou óleo corporal.

É ideal que você faça a esfoliação sempre em períodos noturnos ou quando você não irá tomar sol, evitando possíveis queimaduras na pele. Após feita, sempre lave a área antes de sair de casa e aplique o protetor solar.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Esfoliação corporal: para que serve e quais os benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Medicina e Cannabis: Infectologista amplia horizontes na busca por melhorias

Compartilhe a Verdade Infectologista, trabalhando em hospital, não era raro que a médica Camilla Choairy de Almeida se deparasse com algum paciente idoso em tratamento com Cannabis medicinal. “Eu sempre achei muito interessante, mas eu achei que não tinha relação com a minha área, pois eram, a maioria, idosos com demência.” […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!