O legado de Amélia: Como a imperatriz mudou a cultura do café no Brasil

Compartilhe a Verdade

Nascida em Milão, na Itália, e criada em Munique, na Alemanha, Amélia de Leuchtenberg era uma jovem princesa de apenas 17 anos quando viajou para o Brasil para desposar o imperador Dom Pedro I. Sua pretendente era neta de Napoleão Bonaparte.

Lançadora de tendências 

Amélia, apesar de jovem e recém-chegada, imediatamente se tornou uma lançadora de tendências no Brasil.

Conforme explicado pela pesquisadora Cláudia ThoméWitte, que pesquisou a figura histórica durante duas décadas e publicou no último mês de agosto o livro “D. Amélia: A História Não Contada — A neta de Napoleão que se tornou imperatriz do Brasil”, uma dessas tendências popularizadas pela nova esposa de Dom Pedro I foi o cafezinho de depois do almoço.

A bebida energética, vale mencionar, já era consumida no Brasil, mas em um contexto diferente: fazia parte somente do café-da-manhã. Segundo repercutido pela Folha de São Paulo, que realizou uma entrevista com a autora, o típico desjejum brasileiro da época incluía um copo grande de café, além de uma refeição de peso, que contava com carne e legumes.

Já depois do almoço, o costume era de se consumir uma bebida alcoólica. O hábito disseminado por Amélia, por sua vez, era trazido da Alemanha, de acordo com Witte:

“Na Baviera [região onde a imperatriz foi criada, hoje parte da Alemanha], eles tinham o hábito de tomar uma xícara pequena de café forte depois do almoço, momento em que no Brasil e em Portugal se costumava tomar um licor, um vinho do porto”, narrou a biógrafa.

Ao verem a imperatriz tomando sua xícara de café pós-almoço, os membros da corte brasileira passaram a copiá-la, e eventualmente a população também, em um costume que acabou atravessando gerações e se mantendo presente no país até os dias atuais.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “O legado de Amélia: Como a imperatriz mudou a cultura do café no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Os benefícios do ômega para a saúde da mulher

Compartilhe a Verdade Perceber a importância de ter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e atividades físicas frequentes, é fundamental para quem preza manter o bom funcionamento do organismo. Para isso, é necessário consumir os nutrientes que têm funções especiais para o nosso corpo. Um deles é o ômega 3, que […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!