Sobre Santa Eliana

Compartilhe a Verdade

A Bibiliotheca Sanctorum, o livro dos Santos do vaticano, em sua página 680, relata a memória e a vida de Santa Eliana. Ela foi companheira de orações, de fé e de martírio de outras três Santas: Santa Filantia, Santa Taziana e Santa Marciana de Amasea. Os fatos da vida e da morte de Santa Eliana aconteceram numa região chamada Ponto, situada onde hoje é a Turquia.

Perseguida pelos romanos

Santa Eliana viveu nos primórdios da igreja, quando os romanos perseguiam sem piedade a todos aqueles que se diziam cristãos. Junto com as Santas Taziana, Filantia e Marciana, Santa Eliana primeiramente foi presa. Os romanos exigiam que as jovens renunciassem à fé em Jesus Cristo e adorassem aos deuses romanos.

Como Santa Eliana e suas amigas permaneceram firmes na fé cristã mesmo sofrendo as mais terríveis torturas e não se curvaram diante dos deuses pagãos, elas foram decapitadas pelos carrascos, a mando das autoridades romanas.

Relíquias

As relíquias de santa Eliana e suas amigas foram levadas para Turim, na Itália. Lá, colocaram sobre o altar da capela que passou a se chamar Capela da Santa Relíquia, uma relíquia da santa. Na mesma capela, construíram uma urna e uma estátua de cera em tamanho natural com a imagem de Santa Eliana.

Comemoração

A celebração da festa de santa Eliana acontece todo o dia 18 de agosto.

Devoção

São Jose Bento Cottolengo fundou várias casas chamadas casas da “Divina Providência”. Ele criou vários grupos aos quais deu o nome de “Famílias”. Cada “família” era socorrida e ajudada pelas Casas da Divina Providência. Em uma dessas “famílias”, São Cottolengo colocou o nome de Santa Eliana, em homenagem à Santa, pois era seu devoto. Ele dizia que abria as casas para ajudar as pessoas mais necessitadas e que Santa Eliana cuidava de prover as necessidades de todos.

Por causa da devoção de São Cottolengo, Santa Eliana passou a ser conhecida como a “Santa da Providência”, aquela que intercede junto a Deus pelas necessidades básicas desta vida, como comida, saúde, moradia. Santa Eliana é a Santa da força da fé, da perseverança, da coragem de testemunhar Jesus Cristo e também a Santa da amizade, pelo fato de ter dado sua vida por Jesus cristo, junto com mais três amigas santas e mártires.

Veja também:

Todas as mulheres devem a Cristo

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Sobre Santa Eliana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sobre Santa Heloísa

Compartilhe a Verdade Santa Heloísa nasceu numa família nobre e cristã, na região francesa chamada Normandia. Tinha educação refinada e boa herança em dinheiro. Heloisa se casou muito jovem e sempre se manteve firme na fé. Ficou viúva muito jovem, fato representou um grande sofrimento em sua vida. Apesar disso, quis […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!