Google homenageia artista nipo-brasileira Tomie Ohtake

Compartilhe a Verdade

O Doodle de hoje comemora o 110º aniversário da artista nipo- brasileira Tomie Ohtake, mais conhecida por suas elaboradas pinturas abstratas usando cores primárias.

Tomie Ohtake OMC (Kyoto, 21 de novembro de 1913 — São Paulo, 12 de fevereiro de 2015) foi uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira.

Tomie Ohtake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Pintora, gravadora e escultora, ela é conhecida por seu estilo abstrato e por algumas artes famosas que fez em vias públicas de São Paulo. Entre os principais exemplos, está a escultura “Ondas” na Avenida 23 de Maio, que marca os 80 anos de imigração japonesa ao Brasil, além de uma série de painéis na estação Consolação do metrô da cidade.

Na homenagem do Doodle de hoje, ilustrada por Michelle Kumata, a artista aparece no lugar do segundo “o” da palavra Google, pintando uma tela com uma borboleta pousada em seu ombro. As outras letras, por sua vez, trazem elementos de variados estilos presentes em suas obras.

Tomie se destacou também com o trabalho com esculturas em grandes dimensões em espaços públicos, sendo que na 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1995, teve uma sala especial de esculturas. Atualmente, 27 de suas obras são obras públicas, as quais estão em algumas cidades brasileiras.

Luz p’ra Nós

 

Portais

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Google homenageia artista nipo-brasileira Tomie Ohtake

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Uma 'Copa do Mundo' botânica: Brasileira conquista o pódio da identificação de plantas

Compartilhe a Verdade O Brasil não vence uma Copa do Mundo há mais de 20 anos, mas fora dos campos de futebol tem ganhado premiações tão importantes quanto. Uma pesquisadora brasileira, recebeu o Prêmio Augustin-Pyramus de Candolle, considerado a ‘Copa do mundo‘ da taxonomia de plantas, por conta do estudo de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!