10 Coisas que você utiliza e talvez não saiba que foram inventadas por mulheres

Compartilhe a Verdade

É surpreendente saber que invenções tão importantes e que usamos até hoje foram desenvolvidas por mulheres corajosas que, sem dúvida alguma, romperam os padrões da época em que viveram e deixaram um grande legado.
Utensílios como a seringa, o limpador de parabrisa, além da Kevlar (fibra resistente usada em coletes à prova de balas), entre tantas outras coisas, foram criadas por mulheres que estiveram à frente do seu tempo. Confira!

1. Limpador de Parabrisa

Esse utensílio indispensável para garantir a boa visibilidade dos motoristas em dias de chuva foi criado e patenteado por Mary Anderson, em 1903, que teve a ideia depois de enfrentar uma viagem com muita neve pelo caminho e perceber a dificuldade que era manter os vidros limpos.

 

2. Filtro de café

Dona de casa, Melitta Bentz, estava inconformada com a limpeza difícil dos filtros de tecidos utilizados na época, e foi por isso que ela resolveu testar novas formas de passar o café. Após alguns testes, ela resolveu fazer furos em uma caneca de lata e usou um pedaço de papel do caderno do seu filho para filtrar o café, e não é que deu super certo? Ela registrou a patente em 1908 e logo iniciou o seu próprio negócio. Anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa enfrentou algumas dificuldades, mas conseguiu se reerguer. Melitta ainda mantinha uma preocupação com o bem-estar dos funcionários, tendo aumentado o período de férias, reduzido a jornada de trabalho, garantido bônus de Natal e criado um fundo social para eles. Hoje, a empresa continua firme sob o controle de familiares.

 

3. Seringa para injeções

A enfermeira americana, Letitia Mumford Geer, foi a responsável por criar a primeira seringa de acionamento por pistão (em 1899), que permitia o seu manuseio pelo médico com apenas uma mão. Sem dúvidas, essa foi uma inovação importante para a área da saúde e que se estendeu para muitos outros setores, além de servir de pontapé inicial para a seringa como conhecemos hoje.

 

4.  Fraldas descartáveis

Marion O’Brien Donovan foi a responsável por criar a primeira fralda descartável resistente a líquidos. A ideia surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, período em que ela se dedicou profundamente a vida familiar e as atividades domésticas. Com uma máquina de costura e uma cortina de chuveiro ela chegou ao seu primeiro protótipo. Donovan ainda foi a responsável pelo uso de fechos plásticos no lugar de alfinetes nas fraldas, entre muitas outras invenções que lhe renderam a inclusão do seu nome no hall da fama dos inventores.

 

5. Máquina lava-louças

Josephine Cochran construiu a primeira máquina de lavar louças em 1886. Poucos anos depois, conseguiu despertar o interesse de empresários do setor de restaurantes durante uma feira em Chicago, porém a máquina só ganhou mais destaque por volta dos anos 50, período em que ficou mais acessível para parte da população. Josephine também entrou para o hall da fama dos inventores.

 

6. Banco Imobiliário

A designer de jogos Elizabeth J. Magie Phillips foi a criadora do banco imobiliário, um famoso jogo de tabuleiro. Inicialmente, a ideia do jogo era transmitir noções de economia e demonstrar como o sistema capitalista era prejudicial. O jogo, que foi patenteado em 1904, chegou a ser vendido como se fosse criação de Charles Darrow, menos mal é que após saber a verdadeira autoria, a empresa buscou maneiras de ressarcir Lizzie Magie, como era conhecida.

 

7. Bote salva-vidas

Após obter sucesso com a sua invenção capaz de acelerar a produção de barris, Maria Beasley resolveu criar um bote salva-vidas mais compacto, seguro, resistente ao fogo e de fácil manuseio. Foi então que em 1880 ela desenvolveu o novo design, o que ela não podia imaginar é que anos depois, seus botes salva-vidas ajudariam a salvar muita gente no naufrágio mais famoso do mundo — o Titanic.

 

8. Vidro invisível

Katharine Burr Blodgett foi a primeira mulher a conquistar um Ph.D. em física na Universidade de Cambridge, em 1926. Anos depois ela inventou o vidro de baixa reflectância (vidro invisível), que ajudou a melhorar a tecnologia das câmeras, microscópios e projetores da época. Sua tecnologia, inclusive, foi utilizada para a gravação do premiado filme E o Vento Levou.

 

9. Kevlar — fibra mega resistente

A química Stephanie Louise Kwolek foi a criadora de uma fibra extremamente resistente conhecida como Kevlar. Essa fibra pode apresentar até 5 vezes mais resistência que o aço e é usada na fabricação de coletes à prova de balas e em muitos outros produtos.

 

10. Conexão Wireless

10 Coisas que você utiliza e talvez não saiba que foram inventadas por mulheres

A atriz e inventora Hedy Lamarr desenvolveu em parceria com o seu amigo, o compositor George Antheil, a tecnologia que ficou conhecida como a precursora do Wi-Fi. A ideia criada por eles permitia que torpedos fossem controlados a distância, além de impedir a sua interceptação pelos inimigos através da mudança de frequência. No entanto, na época, a Marinha dos Estados Unidos não quis colocar a invenção em prática, que só veio a ser utilizada muitos anos depois. Ainda bem que no final dos anos 90 a dupla recebeu um importante prêmio pelo seu feito e, em 2014, Lamarr entrou para o hall da fama de inventores.

 

Essas e muitas outras mulheres revolucionaram o mundo e são um exemplo de força, coragem e determinação!

 

Fonte1   Fonte2   Fonte3

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

19 thoughts on “10 Coisas que você utiliza e talvez não saiba que foram inventadas por mulheres

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Conexão Única Entre a Mulher e o Gato

Compartilhe a Verdade      A relação entre mulheres e gatos transcende o convencional, criando um vínculo especial que permeia a história e a cultura. A simbiose entre esses dois seres muitas vezes é descrita como uma dança harmoniosa de companheirismo e compreensão mútua. As características associadas às mulheres e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!