A jovem piauiense nota 1000, em redação, percorria 23 km para estudar

Compartilhe a Verdade

Na busca pela aprovação no Enem, Millena Martins Bacelar, 19 anos, percorria 23 km da zona rural de Teresina até a escola na área urbana da cidade. O árduo esforço foi compensado, e Millena agora faz parte do grupo de 60 estudantes que alcançaram a nota máxima na redação da última edição do exame.

O que aconteceu
A jovem estudante do Piauí reside com a mãe, dona de casa, no povoado São Vicente. Millena relata que dedicava aproximadamente dez horas diárias aos estudos, tanto em casa quanto no curso pré-vestibular, estabelecendo uma rotina intensa. Ela concluiu o ensino médio em uma escola filantrópica e, nos últimos dois anos, se preparou no cursinho Equação Certa.

Com o intuito de obter uma boa pontuação na redação, Millena passou a ler obras de autores clássicos, como Manuel Bandeira. Ela mencionou sua admiração pelo poema “Vou-me embora pra Pasárgada”. Entre os autores contemporâneos, destacou o jornalista Gilberto Dimenstein (falecido em 2020) como uma influência que a auxiliou. Millena compartilhou que foi surpreendida ao descobrir que era uma das estudantes com nota mil na redação. Seu desejo é cursar medicina no Rio de Janeiro. Sua pontuação total no Enem foi de 742,38.

Eu saia de casa 5h para o pré-vestibular, percorria todo dia 23 km. Ao meio dia terminava as aulas e ia para casa de ônibus, chegava por volta das 14h. Às 15h, 16h voltava a estudar e ficava até 21h.

Chorei, gritei. Uma felicidade enorme que não consigo descrever. Era um sonho, mas foi uma surpresa. Não esperava fechar a prova. Me assustei, pra ser bem sincera. O texto da redação era bem extenso, mas um tema bastante necessário.

Gilberto Dimenstein é autor que cabe os mais diversos temas. É muito versátil, gosto muito dele, inclusive ele foi citado na minha redação deste ano Millena Bacelar, estudante

Qual o segredo para ir bem na redação?
Na redação, Millena abordou os baixos salários das mulheres e a ausência de políticas públicas. O tema da prova era “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Ela menciona ainda que, durante o ensino médio, elaborava textos dissertativos e argumentativos, percebendo a importância de ler obras e clássicos da literatura. Justamente para ter um repertório para os mais variados temas afirmou.

Millena enfatiza que obter êxito na redação requer leitura intensa e prática constante da escrita. Redação é treino, é treinar muito. Não desistir quando você não consegue um resultado satisfatório, corrigir os textos, ver onde está errando e sempre recorrer aos professores.

“Eu estudava o dia inteiro”, diz aluna nota mil de SP

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “A jovem piauiense nota 1000, em redação, percorria 23 km para estudar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Acredite na misericórdia de Deus

Compartilhe a Verdade Salve Círculo! Veja abaixo um vídeo da série de cortes do Bob respondendo perguntas em live. Palavras chaves: Círculo e Reta Casamento Mulher Eva Lilith Sexo Aborto Prazer Kundalini Energia Sexual Polaridades Consciência Cores Luz Perspectiva Partículas Alma Gêmea Simetria Evolução Giros Eternos Amor e Honra Bíblia […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!