Alguns países do Hemisfério Norte definem uma flor de cada mês, como se fosse um símbolo. Isso rende boas ideias para presentes de aniversário. Cada espécie reflete qualidades e significados especiais, por isso são usadas para celebrar e presentear. Confira!
Janeiro: Cravo
O cravo, flor típica de janeiro, carrega um simbolismo.As flores vermelhas representam a gratidão e o amor verdadeiro. Já os cravos cor-de-rosa correspondem a uma demonstração de carinho. Originário da região do Mediterrâneo, esta flor encanta com suas cores e perfume delicado. No cuidado, os cravos exigem luz solar direta e solo bem drenado. Uma curiosidade é que, na Idade Média, o cravo era usado como ingrediente em poções de amor, reforçando seu vínculo com sentimentos apaixonados.
Fevereiro: Íris e Violeta
Fevereiro nos presenteia com a Íris e a Violeta. A Íris, nome derivado da deusa grega do arco-íris, simboliza sabedoria e confiança. Adapta-se a diferentes climas, mas prefere solos úmidos e bem nutridos. Já a Violeta, pequena e delicada, é conhecida por sua beleza e simplicidade. Ela prospera à meia-sombra, em solos levemente úmidos. No dia a dia de cultivo, evite molhar as folhas e flores. Regue somente o substrato.
Março: Narciso
O Narciso, flor de março, é um símbolo de renovação e esperança. Além disso, também transmite a ideia de beleza e vaidade. Nativo da Europa e da Ásia, destaca-se com suas flores amarelas ou brancas. A flor surge inclinada para baixo e na beira dos rios. O seu nome foi inspirado no personagem mitológico Narciso, que se apaixona pelo seu próprio reflexo na água.
Abril: Margaridas
Abril é marcado pelas margaridas, que representam inocência, simplicidade, juventude e pureza.O nome da planta vem do grego “margarites”, que em português significa “algo muito precioso”. Estas flores, de origem europeia, são versáteis e se adaptam bem a vários ambientes, exigindo apenas luz solar e regas regulares. A planta aparece na literatura, como é o caso do livro “Hamlet”, de William Shakespeare. Na história,o escritor inglês usa margaridas para simbolizar a pureza da personagem Ofélia.
Maio: Lírio do Vale
O Lírio do Vale, flor de maio, simboliza humildade e felicidade. Esta planta prefere sombra parcial e solo úmido, portanto, ideal para jardins mais sombreados. Originária da Europa e da Ásia, tem um perfume doce e agradável, que serviu de inspiração para Christian Dior criar um perfume. O Lírio do Vale é também conhecido por suas propriedades tóxicas. Portanto, se for cultivá-lo, faça isso longe de crianças e animais.
Junho: Rosa
Junho nos traz a rainha das flores: a Rosa. Nativa da Ásia, a espécie é símbolo universal de amor e paixão. Já os cristãos adotaram esta flor como uma representação de Maria. Se você tem uma roseira em casa, precisa se preocupar com cuidados como podas regulares e exposição ao sol. As rosas não são apenas estrelas em jardins, mas também em produtos de beleza e perfumaria. Além do aroma, as flores possuem propriedades benéficas para a pele.
Julho: Delfim
Em julho, somos agraciados com o Delfim, também conhecido como Erva-Piolho. Essa flor, nativa da Europa, tem um nome curioso que vem do grego “dolphin”, que quer dizer “golfinho”. A aparência dos botões lembra o animal marinho. Com uma preferência por climas temperados, o Delfim demanda sol pleno e solo bem drenado.
Agosto: Gladíolo
Agosto é o mês do Gladíolo, uma flor que simboliza força de caráter e integridade. Originária da África, esta planta adapta-se bem a climas quentes e requer solo bem com boa drenagem, além de exposição solar. Uma curiosidade sobre o Gladíolo é a sua popularidade em arranjos florais, especialmente em eventos que celebram conquistas e sucessos,como formaturas. E esta simbologia não é em vão: na Roma Antiga, os gladiadores que venciam as batalhas eram presenteados com a flor. Por isso, ela simboliza força e vitória.
Setembro: Áster
Setembro nos presenteia com o Áster, uma flor que simboliza sabedoria, lealdade e elegância. Nativa da China, o nome da planta vem do grego e significa “estrela”. Ele foi escolhido por causa do formato da flor. Adaptável a diferentes tipos de solo, o Áster floresce em pleno sol ou meia-sombra. Uma característica interessante da espécie é a sua variedade de cores, que vai do branco ao roxo. Por isso, é uma escolha popular para jardins e buquês.
Outubro: Calêndula
A Calêndula, flor de outubro, é conhecida por suas propriedades medicinais e beleza. Ela é originária da África Central e produz flores amarelas e alaranjadas, por isso é associada ao sol. A planta prefere condições de sol pleno e solo fértil. Além de seu uso em jardins, a Calêndula tem um papel importante na indústria de cosméticos devido às suas propriedades calmantes e curativas. Se você pretende presentear com Calêndula, saiba que a espécie é símbolo da criatividade e da alegria.
Novembro: Crisântemos
Os Crisântemos, flores de novembro, simbolizam prosperidade, amizade e otimismo. Natural da China, a planta foi levada para o Japão pelos monges budistas, onde se tornou símbolo da família imperial. Contudo, no Brasil, a espécie possui uma simbologia diferente: é uma das flores de finados.
Dezembro: Azevinho e Poinsétia
Dezembro é enriquecido com duas plantas distintas: Azevinho e Poinsétia. O Azevinho, com suas folhas brilhantes e bagas vermelhas, representa esperança e alegria festiva. Ele é muito usado nas decorações natalinas no Hemisfério Norte. Além disso, a planta é conhecida por afastar os maus espíritos. A Poinsétia, famosa por sua cor vermelha, é um símbolo de boas festas e celebrações.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Adoro flores. Muito interessante! Grata pelo post. Luz p’ra nós!
Flores são sempre encantadoras. Gostei de saber o significado das margaridas, é uma flor que sempre associei ao perdão e reconciliação, de fato algo “muito precioso”. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
😍❤
Lindas!
Luz p’ra nós
Amo flores
Magnifícas
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !
Luz p’ra nós!