O termo Biofilia vem do grego bios, vida e philia, amor, que significa “amor pela vida”. A palavra foi popularizada por Edward Wilson, que diz os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.
Temos uma ligação instintiva com a natureza, este é um tema crescente na pesquisa acadêmica. A compreensão científica do impacto positivo que os espaços verdes trazem para a saúde mental.
Inserir a biofilia nos ambientes ajuda a reduzir o estresse; aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de varejo, reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, e ajudar os alunos a se concentrem mais em seus estudos, em ambientes educacionais.
Veja abaixo algumas características a serem observadas em um ambiente Biofílico:
– Vegetação
Trazer o verde para dentro dos nossos ambientes pode ser muito benéfico para o nosso bem-estar. Além disso, as plantas são purificadoras naturais do ar, melhorando a qualidade do ar interno.
– Iluminação Natural
O acesso a Luz natural contribui para equilibrar o nosso ritmo circadianos e a saúde
Quando estamos em ambientes iluminados artificialmente, não percebemos a mudança de horário, por isso nosso cérebro não recebe a informação que está anoitecendo e deixa de produzir melatonina, o hormônio que nos faz relaxar. Por consequência disso, muitas pessoas ultimamente relatam dificuldades de dormir e cansaço, porque mesmo quando dormimos, nosso cérebro não descansa o que necessita.
– Ventilação Natural
Abrir a janela e deixar entrar ar fresco também é importante para ajudar nessa conexão. Através de uma janela aberta podemos ouvir o som da chuva, o vento ou pássaros cantando, conectando-nos ao clima.
Muitas vezes isso não é possível, pois muitos vivem em cidades poluídas e barulhentas. Mas se conseguirmos abrir as janelas ao menos uma vez ao dia por alguns minutos já ajuda.
– Vistas para o exterior
Espaços fechados onde faz nos sentirmos mais seguros, mas ao mesmo tempo, poder olhar para o horizonte, ajuda a restaurar a sensação de segurança e conforto.
– Uso de materiais naturais
Materiais naturais como madeira, pedra e bambu são preferíveis no design biofílico. Esses materiais oferecem uma variedade de texturas e padrões que reproduzem a variação sensorial que experimentamos na natureza.
– Formas orgânicas
As formas orgânicas nos remetem a natureza e trazem uma sensação de bem-estar, pela profunda afinidade que temos com suas complexidades e beleza.
Os padrões da natureza podem ser usados decorativamente e serem poderosos em nos conectar com o mundo natural.
– Biomimética
A biomimética é a imitação dos processos da natureza e sua aplicação ao design das coisas cotidianas que fazemos.
.
– Água
Espelhos d´água, fontes e lagos são excelentes formas de conectar a natureza ao ambiente. Para muitos o ruído da água traz relaxamento.
Utilizar os conceitos da biofilia contribuirá para o sua saúde e bem-estar. Na hora de projetar ou decorar, o ideal é ir para o exterior e aprender sobre o local. Se você entender sobre seu ecossistema, estará pronto para trazer as lições e a beleza da natureza para dentro do seu ambiente.
Veja mais alguns exemplos de Design e Arquitetura Biofílicas:
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net
Luz p’ra nós!
Nada melhor que um cheirinho de verde em casa 🍃
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós.
Muito muito lindo
Luz p’ra nós!
Cada espaço maravilhoso! Amoo💕!! Luz p’ra nós✨
Luz p’ra nós!
Isso sim que é um lugar digno de se viver.
Luz p’ra nós!
da um aspecto totalmente diferente pro lugar! amei muito! não conhecia!
Ambiente bem aconchegante!!
Luz pra nós
Eu acredito muito que pode nos trazer muita saúde estar mais próximo da natureza assim! Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz para nós!!!
Muito bom! Luz p’ra nós!
Imagens lindas.
Luz p’ra nós 🍀💚
E pensar que nossos ancestrais já faziam estruturas assim. Simplesmente belo. Luz pra nós.