Tai Chi Chuan: saiba mais sobre os benefícios dessa potente arte milenar

Compartilhe a Verdade

O filme se passa ou tem cena na China. Uma câmera aérea mostra um parque no qual um grupo de idosos orientais fazem bonitos movimentos de equilíbrio. Está familiarizada com a cena? Se a resposta é sim, então você já teve seu primeiro contato com o Tai Chi Chuan, essa incrível arte marcial de origem chinesa que, acredite, é capaz de trazer muitos mais benefícios para pessoas de todas as idades do que a cena pode fazer pensar!

Como é costume nas artes milenares, a origem do Tai Chi Chuan – ou Taiji Quan – é difícil de ser determinada de maneira decisiva. “Sua verdadeira origem se perde no tempo por falta de relatos escritos, pois antigamente os ensinamentos eram transmitidos via oral, entre as famílias tradicionais e grupos secretos que praticavam a arte”, explica Bethli, professora formada pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e pela Yang Style Tai Chi Association.

O que as principais histórias de seu surgimento têm em comum é a busca pelo equilíbrio como força propulsora. “O Tai Chi Chuan nasce de uma tradição que desde os seus primórdios constrói seus pensamentos e seus hábitos cultivando o espírito de preservação da vida”, diz Paula Faro, professora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan. “Da procura pela compreensão dos fenômenos da natureza nasce a ideia de equilíbrio, e é daí que surgem as práticas chinesas para a saúde e longevidade nas quais o Taiji Quan está inserido”, diz.

De fato, cada vez mais estudos comprovam os benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde. Isso porque o equilíbrio proporcionado por sua prática vai muito além de conseguir ficar em pé, sem pender para um lado ou para o outro. Trata-se também de um equilíbrio entre corpo e mente, o que, por si só, ajuda a restaurar nossa saúde em relação a diversos problemas comuns da vida moderna.

Benefícios

  1. Aumento do equilíbrio: Ao passar o peso de um membro para o outro, o Tai Chi Chuan aumenta a propriocepção, isto é, a capacidade de sentir a posição do corpo no espaço. Além disso, é comprovado que o medo de cair aumenta suas chances de cair. Ao te colocar em posições desafiadoras, o Tai Chi Chuan aumenta sua confiança e, com isso, diminui o risco de quedas.
  2. Redução da pressão sanguínea: Embora outros fatores, como a genética, influenciem no problema, hormônios e substâncias liberadas pelo estresse têm um papel importante no aumento da pressão. Ao combatê-lo, estudos recentes conduzidos por cardiologistas americanos e pela Universidade de Taiwan observaram que o Tai Chi Chuan é capaz de regularizar a pressão sanguínea, assim como diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e insulina.
  3. Melhora no funcionamento do intestino: Mais uma vez, um dos causadores é o estresse, que libera hormônios como as catecolaminas, capazes de reduzir a motilidade intestinal. Por isso, os movimentos e a respiração do Tai Chi Chuan, que promovem o equilíbrio, podem ser aliados no combate à prisão de ventre.
  4. Aumento da concentração: De acordo com um estudo da Universidade do Sul da Flórida, em parceria com a Universidade Chinesa Fudan, a concentração é maior não só na hora de lembrar e de executar os exercícios. Após testes realizados ao longo de oito meses com idosos, foi verificado um aumento de massa encefálica assim como melhor desempenho em testes de memória e de raciocínio por parte daqueles que praticaram Tai Chi Chuan três vezes por semana em relação a aqueles que não fizeram o exercício.
  5. Melhora da flexibilidade, da coordenação motora e da força física: Assim como a Yoga, o Tai Chi Chuan trabalha com movimentos nada usuais no dia a dia, o que significa que o corpo é desafiado a todo momento, tendo sua capacidade aumentada gradualmente com a prática contínua.
  6. Prevenção e tratamento de dores nas articulações: Para quem vive o dilema de precisar fazer atividades físicas para melhorar as articulações, mas não poder justamente por causa delas, o Tai Chi Chuan é, apesar de seus muitos benefícios, uma atividade de baixíssimo impacto, tendo sido comprovada sua capacidade de diminuir o avanço de artrites e de aumentar a força do extensor do joelho.
  7. Melhora da postura: De acordo com o Periódico Americano de Terapia Ocupacional, a cada cinco pessoas praticantes de Tai Chi Chuan, três apresentam melhora na postura global o que, em muitos casos, simboliza também uma melhora nos quadros de dores nas costas.
  8. Alivia a ansiedade: Por promover concentração, equilíbrio, relaxamento dos músculos e, principalmente, respiração adequada, o Tai Chi Chuan é uma das melhores opções para quem sofre com o problema, havendo estudos que compararam a eficácia da respiração correta ao uso de antidepressivos. De maneira correlata, a prática de Tai Chi Chuan também se mostrou benéfica no tratamento de insônias e foi relacionada à perda de peso, ambos problemas ligados à ansiedade.
fonte

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Tai Chi Chuan: saiba mais sobre os benefícios dessa potente arte milenar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Como a série "Chaves" lidou com a gravidez da Chiquinha?

Compartilhe a Verdade Criada por Roberto Gómez Bolanõs, a série mexicana “Chaves” tornou-se uma febre na televisão brasileira desde os anos 1970 e atraiu fãs de todas as idades ao longo dos seus mais de 40 anos de exibição. O elenco era liderado pelo carismático Chaves, que dormia em um barril do conjunto habitacional onde o […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!