O hishaku é um ritual de purificação originado do xintoísmo, uma religião muito popular no Japão.
Ele faz parte de um antigo ritual conhecido como chozu, onde as pessoas tentavam purificar seu corpo e sua mente, para somente depois, entrar no salão para realizar suas orações.
O hishaku consiste em é um espécie de concha de madeira utilizada para se derramar água em certas partes do corpo que, de acordo com o ritual, é necessário para que o processo de purificação aconteça.
A ordem para que o ritual seja feito de maneira simples e eficaz é primeiro derramar a água da concha de madeira na mão esquerda, depois na direita, na boca e, somente então, no cabo da própria concha.
Sendo assim, algumas pessoas que seguem tanto o ritual quanto a religião do xintoísmo relatam que alguns benefícios e sensações positivas esse ritual traz, como:
- Equilíbrio de emoções
- Sensação de paz e tranquilidade
- Maior contato consigo mesmo
- Encontro único entre corpo e mente
Normalmente, o chozubachi (bacias de água) estaria cheio de água corrente fresca e uma coleção de hishaku estaria prontamente disponível para o ato de chōzu. No entanto, muitos santuários e templos decidiram remover o hishaku dos chozubachi ou desligar o abastecimento de água, por medo de que o uso compartilhado das conchas de água possa estar contribuindo para a disseminação do coronavírus em curso.
Isso impacta em algumas situações. A primeira é a perda de uma tradição caso soluções não sejam encontradas. Diversas empresas e santuários então asseguraram que não deixarão a tradição morrer e começaram a falar sobre maneiras de realizar o hishaku em casa, de maneira pessoal.
Os hishakus podem ser feitos em casa com a utilização de um equipamento específico, se aproximando ao máximo do que já é comumente conhecido pelas pessoas.
Existem modelos específicos de hishakus no mercado que podem ser comprados para a continuidade do ritual em casa. Como o alvo não é um templo, eles são consideravelmente menores, tendo em torno de 20 cm, e pesam o equivalente aproximado de 45 gramas.
O equipamento deve ter uma superfície à prova de água e antifúngica, garantindo que não corram tanto desperdícios quanto a contaminação e acumulação de bactérias e fungos no local, pois é muito comum que esse equipamento fique próximo a matos e quase sempre do lado de fora da residência.
Outro exemplo de tratamento com o equipamento é a garantia da qualidade do material, tendo certeza que não será quebrado com facilidade e poderá ser usado durante longos anos sem realizar uma troca.
Para os adeptos do ritual de purificação e da cultura e costumes japoneses, essa é uma alternativa que pode ser muito bem-vinda em tempos tão difíceis.
Luz p’ra Nós
Portais
Fortaleça no merch.
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Caramba que legal! Não conhecia. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós! ✨
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Lux Heil! Luz p’ra nós!