Etimologia da Palestina

Compartilhe a Verdade

Agora, mais do que nunca, há divergências entre as cabeças fumegantes, discutindo sobre a palavra Palestina, e se tal local ou área histórica existiu nos tempos antigos. A palavra Palestina poderia ser uma forma anglicizada de vários lugares; existe o termo “filisteu”, do qual se acredita que o nome Palestina tenha sido derivado, embora etimologicamente seja um trecho. Os filisteus eram uma tribo de supostos guerreiros que viviam na região da atual Palestina ocupada, um dos quais, o infame Golias, tinha, segundo a Bíblia, sido ferido por uma pedra lançada por Davi, que mais tarde se tornou rei de Israel.

Mas há um problema de raiz lingual e isso é que as palavras “filisteu” e “Palestina” são duas palavras diferentes com dois significados muito diferentes. Os filisteus vêm de Filistéias ”, o povo de Filistéia” (uma região no sul de Canaã, também escrita Chan’aan (latim) que estava no antigo “Sinae” (grego), o que é hoje a China moderna. O nome China é derivado da antiga palavra grega para a China, que foi Sinae. A raiz da palavra Philisthaea é grego, que significa “Amantes de uma divindade feminina”. Fílis é da palavra grega Philo, que significa amar, e Thaea da palavra grega Theos (masculino ) e Thea (feminino), que significa Deus / Deusa.

A Palestina, no entanto, que pode ser derivada da palavra latina Palaestina, (latim clássico / moderno) significa “Terra dos Lutadores” – um Palaestes (latim) sendo um lutador.
Outra possibilidade é o palatino, da palavra latina Palatinus, (clássico / latim moderno) que significa “do palácio”.

Depois, há a Palestina, especificamente “Palestina” (latim pré-greco), um termo que os latinos, ou seja, os romanos, usavam para se referir à região em torno de Jerusalém moderna, e significava “pedra pálida”, devido ao seu calcário nativo, que o Muro das Lamentações e outras estruturas foram construídas.

 

E finalmente há o nome Palestina de alguns historiadores, especificamente historiadores gregos e Etimologistas, que se acredita terem derivado do termo “Pallas’Athina”, – Pallas tendo sido um epíteto da deusa grega Atena. Com uma enorme quantidade de helenistas (antigos gregos) tendo habitado a Região da Galiléia em tempos antigos, não é inconcebível que alguns possam ter referido parte da região como Pallas’Athina.

Somente a própria Grã-Bretanha, no entanto, pode explicar por que eles escolheram nomear seu território de 1917/1920 a 1948 mandato britânico da “Palestina”.

Athena, Atena, Pallas Athena, A Amazona. Esses são apenas alguns nomes da Filha de Zeus, Deusa da Guerra, da Sabedoria, da Justiça, da Civilização, também criadora das Oliveiras que fazem parte dos cenários sagrados do Oriente Médio, principalmente na Palestina onde mais de 800.000 oliveiras foram derrubadas pelo ilegal assentamento israelense.

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “Etimologia da Palestina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Astragalus, a planta da longevidade.

Compartilhe a VerdadeSaudações irmandade! Hoje iremos falar um pouco da planta astrágalo e seus benefícios, sabe-se que sua raiz é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital.  Conta-se que há cerca de 5000 […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!