Benefícios da Lama para Saúde

Michelly 23
Compartilhe a Verdade

“Lama” é uma mistura pastosa entre terra, argila e água, diferente de argila”, pois ela é composta por minerais, sais e também argilas.

”Tomar banho de lama é uma das mais antigas formas de cura ao longo dos anos. Constituída de água, compostos orgânicos e inorgânicos, ela é rica em minerais e é usada desde a antiguidade para manter o aspecto saudável da pele, além de outros diversos benefícios para saúde.

 

     É recomendada para aplicações no corpo, principalmente no rosto e nos pés, a lama possui usos que vão desde beleza/cosmético até saúde mental. Dentro da lama, encontramos os silicatos de alumínio e outros metais, como ferro, potássio, o sódio, magnésio, cálcio, e outros.

     Os seus microminerais são essenciais para a ativação do metabolismo celular, permitindo uma troca iônica benéfica, equilibrando o aspecto geral da pele e favorecendo a hidratação local.

     A  composição química varia de acordo com a região de origem, porém de forma geral ela tem ação absorvente, cicatrizante e antisséptica, podendo ser associadas a tratamentos por suas propriedades adicionais como descongestionantes, desintoxicantes, relaxantes, tonificantes, hidratantes e reguladoras da oleosidade, mas para ser benefica não pode estar contaminada.

 

 

 

Benefícios da Lama para Saúde

 

1. Efeito tensor

A lama consegue rejuvenescer a pele ao devolvem sua elasticidade e reduzir rugas e marcas de expressão. Dessa forma, ela também ameniza os sinais e recupera a firmeza, aumentando a rigidez da pele.

2. Anti-inflamatória e cicatrizante

Reagindo a possíveis dores, como nas costas, por exemplo, a lama pode ser um ótimo remédio natural. Ela também pode ser utilizada em uma massagem terapêutica, caso precise de algo mais avançado. Neste caso, você pode misturá-la com óleos essenciais para uma massagem ainda mais relaxante! O de capim-limão é uma ótima opção.

3. Controle da oleosidade

Auxiliando no controle da acne, a lama pode combater espinhas e cravos. Com alto poder de adsorção da oleosidade, ela pode ser usada como uma máscara no rosto, ou nas costas, como já explicamos.

4. Clareamento superficial de manchas escuras

Sabe aquela manchinha que fica na axila ou na virilha? Mulheres geralmente se incomodam um pouco mais, principalmente após o uso da gilete nesses lugares. A lama é uma das opções naturais encontradas para a diminuição dessas manchas. Passe na pele, mas evite ficar ao sol!

5. Ação esfoliativa

Perfeita para auxiliar a remoção das células mortas, a lama pode ser uma opção melhor do que os produtos encontrados no mercado, que muitas vezes acabam agredindo a pele. Espalhe pelo rosto e massageie, para as células mortas irem saindo aos pouquinhos. Procure jogar água gelada logo em seguida, e não água quente!

6. Cicatrizante

Indígenas costumam usar a terra molhada como agente cicatrizante em casos de cortes superficiais (nosso editor testou e comprovou a eficácia, mas é importante ter cuidado com a qualidade da terra). A lama auxilia na cicatrização da pele e pode ser utilizada, como já falamos, em casos de psoríase e outros problemas de pele.

7. Calmante

A lama pode ajuda em coceiras de pele e em casos de ressecamento excessivo, como acontece no frio. A estratégia é a mesma, passe na pele e massageie.

8. Revitalizadora

Auxiliando na eliminação de toxinas (como falamos no item 5), a lama também ajuda a drenar a pele, desinfiltra o que está parado e entopindo os poros.

9. Hidratante

Similar ao item 7, a lama também ajuda na hidratação da pele. E pode ser utilizada antes de um banho, por exemplo. Você pode completar utilizando um creme hidratante no final. Nos dias frios isso é de extrema importância!

10. Promove vitalidade

Basicamente, todas essas ações que citamos ajudam a promover maior vitalidade da pele. Ela fica mais jovem, nova e pronta para os obstáculos que podem aparecer, como tempo seco, poluição, sujeira, entre outros.

 

🌚

No mercado, tamém é possível encontrar, para uso cosmético passam por controles laboratoriais rigorosos e devem apresentar grau de inocuidade microbiológica e isenção de metais pesados. Geralmente, a embalagem fornece as informações sobre a composição e indicação de uso terapêutico.

O processo de uso é simples: a lama molhada endurece assim que é aplicada sobre a pele. Como a própria argila, ela pode ser misturada à água filtrada, água biológica ou água termal.

Depois é só secar ao sol até que se torne crocante e comece a cair, o que pode demorar em torno de 20 minutos a 1 hora. No caso do rosto, a lama só não pode ser aplicada em áreas de mucosas, como os lábios, narinas, olhos e sobrancelhas.

 

Fonte terra-molhada-10-motivos

Curiosidades da Net

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer

 

Luz pra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “Benefícios da Lama para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Usos medicinais do dente-de-leão

Compartilhe a VerdadeDente-de-Leão é o nome comum de várias espécies do gênero Taraxacumdas, sendo a mais popular a Taraxacum officinale, nativa tanto do continente europeu e asiático. É uma planta que se adapta facilmente a ambientes degradados e agrestes e suas sementes permanecem viáveis por longos anos, razão pela qual […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!