Usando o alecrim para energizar o corpo e a mente

Compartilhe a Verdade

O  Alecrim é um planta aromática e se dá muito bem nos climas tropicais, temperados e mediterrâneos. Essa pequena erva, além de ótimo tempero em carnes, peixes e aves, é poderosa para o corpo e a mente.

Trata-se de um arbusto perene, com flores pequenas e fortemente aromático. O seu nome, “rosmarinus”, significa “orvalho do mar” e assim foi denominado pelo forte aroma que exala quando cresce livre e espontaneamente.

É muito fácil de cultivar do alecrim, pois, você pode fazer estacas dos ramos mais grossos deixando sem folhas a parte que vai na terra. Esta é uma erva rústica, que não gosta de muita água (mas não dispensa-se regá-la também), aguenta solos pedregosos e se dá bem em solos calcários, mas não gosta de vento, portanto, mantenha o seu pé de alecrim num canto mais protegido. Alecrim adora sol direto e não aceita poda ou corte de seus ramos, mesmo que seja para um chazinho, tire sempre só as folhas, de baixo para cima, primeiro as mais velhas, nunca as das pontas.

Os benefícios do Alecrim são tantos e seu cultivo tão simples que você não vai querer rejeitá-lo:

1- Relaxa a mente: O alecrim é capaz de tranquilizar uma mente agitada, além de garantir uma sensação revigorante. Você apenas tem que esfregar a plantinha entre os dedos e inalar o delicioso aroma.

2- É antioxidante: O alecrim contém poderosos antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres. Para quem não sabe, esta erva possui ácido rosmarínico, ácido carnosol e de ácido ursólico, que são conhecidos antioxidantes com propriedades anticancerígenas.

3- É anti-inflamatório: Ele contém propriedades anti-inflamatórios e pode ajudar em tratamentos para aliviar asma, eczema, artrite, gota e outras condições.

4- Melhora a saúde cerebral: O alecrim aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e estimula o sistema nervoso central. Além disso, a erva é conhecida por melhorar a memória. E o melhor: ela contém compostos que impedem a degradação da  acetilcolina, que é um importante neurotransmissor para proteger a memória e prevenir doenças como Alzheimer.

5- Ajuda contra a fadiga adrenal e o estresse: A planta tem a capacidade de combater a fadiga adrenal e o estresse, uma vez que acalma os hormônios. Sabendo que a maioria das pessoas vive em constante estado de tensão, se expondo aos danosos efeitos do hormônio cortisol, o alecrim, juntamente com ervas como lavanda, tem a incrível capacidade de reduzir os níveis de cortisol no corpo.

6-  É energizante: O alecrim é um estimulante maravilhoso! Apoia a circulação sanguínea, melhora a digestão, estimula o crescimento saudável dos cabelos e fortalece o sistema imunológico.

 

Há quatro possibilidades para trabalharmos com o alecrim:

A primeira é em óleo essencial (óleos essenciais são substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias), o aroma intenso do óleo essencial de alecrim é usado como um poderoso tratamento na aromaterapia.

A segunda é a infusão em chá, além de saboroso, tem grandes virtudes terapêuticas como citadas acima. É só colocar um pouco de alecrim fresco em uma xícara de água quente ou um bule de chá e deixar em infusão por cerca de dez minutos e depois estará pronto para beber.

É aconselhável esmagar algumas das folhas antecipadamente, para que você possa obter um sabor mais rico e absorver melhor o óleo.


A terceira forma de trabalhar com o alecrim é em temperos. O alecrim pode ser usado fresco ou seco em sopas, ensopados e vários pratos.


Por fim, a quarta forma de usarmos esta erva é em banhos. O banho de alecrim relaxa e alivia o estresse, trazendo a tranquilidade espiritual, por isso é um admirável reenergizador. Para fazer você vai precisar de: 2 litros de água quente (sem levantar fervura), 3 ramos de alecrim ou um punhado de sua folhas. Coloque os ramos de alecrim dentro da água, 3por 1 hora e depois coe as ervas. Tome um banho higienizador normalmente e no final, derrame da cabeça aos pés o preparado com alecrim. Lembre-se de manter pensamentos positivos durante este processo para você poder canalizar as melhores energias. As ervas que sobram devem ser descartadas em um local com água corrente (rio, mar, cachoeira). Assim, as coisas que saírem de você fluirão para longe na correnteza. De maneira nenhuma jogue as ervas remanescentes no vaso sanitário. Além disso, você pode utilizar outras ervas que potencializam o poder do Alecrim, como a arruda e o manjericão.

Alecrim é uma grandiosa erva solar, não só porque adora estar a pleno sol mas também porque eleva a sensação de bem estar de quem a usa.

 

Obs.: Deve-se evitar o uso de alecrim nos primeiros meses de gestação e durante o período de amamentação, logo que alguns dos compostos encontrados no alecrim podem estimular a menstruação, que é perigosa durante a gravidez, pois pode resultar em abortos espontâneos, hemorragia uterina ou parto prematuro e mulheres que amamentam devem evitar porque algumas substâncias voláteis presentes no alecrim podem passar para a criança por meio do leite materno.

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
 

 

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Usando o alecrim para energizar o corpo e a mente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artimanhas do Ego

Compartilhe a VerdadeArtimanhas do Ego💫 Pensamentos e questionamentos que nos causem desconforto e nos fazem agir de forma competitiva, no sentido de: ” Por que ele merece e eu não?” … são pensamentos/atitudes provindas do ego/eco, trazem muita dor e sofrimento… não estão servindo a Deus. A sua posição é […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!