No interior de SP, colecionador de frutas cultiva mais de mil espécies, muitas delas raríssimas

Michelly 31
Compartilhe a Verdade

Tem gente que coleciona de tudo: latinhas de cerveja, selos, moedas, lego… Mas essa deve ser a primeira vez que você ouve falar sobre um colecionador de frutas. Ele existe, é paulista nascido em Piracicaba, e atende pelo nome de Helton Josué Teodoro Muniz.

Helton coleciona frutas raras e exóticas, tendo plantado mais de 1,3 mil espécies no Sítio Frutas Raras, localizado em Campina do Monte Alegre. Porém, quem vê tanta motivação não imagina as dificuldades encontradas pelo colecionador, que nasceu com uma disfunção neuromotora e só aprendeu a caminhar na adolescência. Hoje, aos 36 anos, ele confessa ter dificuldades em segurar uma semente.

 

frutas1

 

Aos 15 anos, Helton começou uma horta caseira com o objetivo de ajudar no orçamento doméstico. Como ainda não sabia nada sobre o assunto, precisou pesquisar e colocar em prática sua aprendizagem. Na mesma época, passou a se interessar por frutas raras quando descobriu uma espécie que não conhecia: a saputá. Com o tempo, a curiosidade só cresceu e hoje ele é reconhecido como um frutólogo respeitado.

Durante sua trajetória, Helton lançou o livro Colecionando frutas – 100 espécies de frutas nativas e exóticas, onde compartilha um pouco do que aprendeu neste tempo. No livro, ele descreve método de cultivo e propriedades nutricionais e medicinais de 68 plantas nativas e 32 exóticas e inspira outras pessoas que tenham interesse em seguir seu exemplo.

 

frutas2

 

 

frutas3

 

 

💚

 

 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer

 

Luz pra nós!

 
 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

31 thoughts on “No interior de SP, colecionador de frutas cultiva mais de mil espécies, muitas delas raríssimas

  1. Matéria incrível e inspiradora, o Helton é uma grande representatividade para a nossa nação, um exemplo a ser seguido. Gratidão, luz pr’a nós!🌄

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Medicina Ayurveda e Doshas

Compartilhe a VerdadeMEDICINA AYURVEDA Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia, há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Essa é a uma ciência baseada na observação dos seres humanos e suas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!