Medicina Ayurveda e Doshas

User 24
Compartilhe a Verdade

MEDICINA AYURVEDA


Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia, há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Essa é a uma ciência baseada na observação dos seres humanos e suas atuais relações com meio ambiente. É denominada mãe de todas as medicinas, pois influenciou a medicna chinesa, a tibetana, a grega e também a da cultura árabe. A partir daí influenciou o mundo todo de diferentes formas.

A essência do ensinamento ayurvédico é extremamente simples e complexa ao mesmo tempo. Simples por evidenciar o obvio, que é viver de acordo com sua natureza, respeitando limites e gerenciando habilidades através de uma expressão harmônica, complexa, pois traz à tona a nossa intransferível responsabilidade diária sobre nossa própria condição.

Os Ayurvédico dizem trabalhar com seres humanos que aspiram a ter longevidade, abundância e felicidade .
O Ayurveda não é somente um sistema de medicina, mas uma ciência que promove saúde, aumente o bem-estar e a felicidade em todos os aspectos. Nos mostra não somente como tratar de doenças, mas como viver de uma maneira que nos proporcione uma ótima saúde e um maior aproveitamento das faculdades mentais que, de acordo com o Yoga e ao Ayurveda, são ilimitadas.

Através de combinação de técnicas de Yoga e a utilização de ervas, massagens, dietas e técnicas de purificações, os antigos sábios indianos encontraram uma maneira de prolongar o tempo de vida.
O Yoga como terapia é tradicionalmente uma parte do Ayurveda que trata com doenças tanto físicas quanto mentais. Utiliza asanas (posturas) e prayanamas (expansão do prana) para a cura de doenças físicas e técnicas de meditação pratyahara e pratica de mantras para curar a mente. Porém, a alimentação, correta é um dos fatores mais importantes para se manter a saúde. Nas medicinas orientais, quando uma pessoa fica doente, a primeira técnica de cura é através da alimentação, e ela é realmente muito importante para a medicina ayurvédica, pois é principalmente atrás dela que absorvemos os elementos da natureza

Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi – discernimento, ahamkara – ego e manas – mente). De acordo com o especialistas em Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Doshas

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do Dosha. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três Doshas, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

Os Ayurvédicos dizem, para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um “bom agni” é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que “você é o que você come”, mas podemos concluir, com o exposto, que a medicina indiana vai além: “você é o que você consegue digerir”.

Ajudem no Merch

Luz pra nós!!

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

24 thoughts on “Medicina Ayurveda e Doshas

  1. Essas informações abriram a minha mente, de agora em diante farei questão de ter uma boa alimentação, evitando consumir besteiras. Gratidão, luz pr’a nós 🌄

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ovoterapia

Compartilhe a Verdade Ovoterapia é uma técnica milenar que recebe diversos nomes diferentes, como “ovo yoni”, “ovos de energia”, “pompoarismo vibracional”, “yoni egg”, entre outros. É uma terapia de limpeza das memórias de vida que ficam registradas e armazenadas no útero, realizada através de pedras minerais com formato de ovo, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!