A Beleza e Relatos de Nefertiti

User 24
Compartilhe a Verdade


Nefertiti, 
nasceu no ano de 1380 a. C., famosa rainha do Egito Antigo. Foi esposa de Amenhotep IV , o único faraó monoteísta que fazia reverência a um único deus, o rei-sol Aton. Pertenceu a XVIII dinastia, também conhecido como o Rei Akhenaton. Tiveram seis filhas.

Seu nome já prenunciava sua beleza – Nefertiti significa “A mais bela”. Até nos dias atuais, Nefertiti é um símbolo de beleza que fascina a todos pelo seu encanto e mistério, porque sabe-se muito pouco sobre sua vida. Porém sabemos que quanto terminou o reinado Akhenaton, Nefertiti sumiu misteriosamente, havendo poucas imagens e documentos que retratam esse período de sua vida. Acredita-se segundo estimações de egiptólogos, que Nefertiti tenha falecido em 1345 a.C. entre os nove anos de reinado de seu marido.

Nefertiti recebeu um  elevado status, quase igual ao de seu marido. Alguns estudiosos acreditam que ela era a força por trás da nova religião e que governou como co-regente durante algum tempo. Após a morte de Akhenaton, quase todos os traços dele e de sua poderosa esposa foram apagados, talvez pelos sacerdotes cuja religião os dois rejeitaram.

No começo do século XX, em 1912, os alemães encontraram no Egito,  uma escultura que foi identificada como o ‘busto de Nefertiti’, obra que tornou-se a principal referência estética da beleza feminina e da austeridade que marcou o período do Egito Antigo.


A beleza de Nefertiti era tal que outros aspectos da sua personalidade foram eclipsados pela sua aparência física. Contudo, a importância política e religiosa dessa rainha se evidência nas representações de sua imagem.

O retrato mais famoso
Quando os arqueólogos escavaram Tell el-Amarna, a antiga Akhetaton, encontraram muitas casas particulares. Numa delas, conhecida como oficina de Tutmés, foram encontradas muitas esculturas, entre as quais se destaca o busto de Nefertiti. A rainha está representada com alto adorno de cabeça azul que só ela podia ostentar, e os seus traços faciais são os que caracterizam a arte armaniana. O busto, que deve ter sido de modelo para outras esculturas, é a representação mais conhecida de Nefertiti e a que conferiu à rainha a fama de mulher bonita. Trata-se de uma obra inacabada – falta-lhe um olho – o que talvez se deva ao abandono precipitado da cidade quando o faraó morreu.

A Família real na intimidade

No Antigo Egito, as representações da família real caracterizam-se pela rigidez e pela ausência da expressão de sentimentos. Só as pinturas e os baixos-relevos de caráter não oficial é que mostravam cenas da vida cotidiana. Na época de Nefertiti, em contrapartida, as cenas familiares eram muito frequentes, sobretudo nas estelas, colunas com inscrições, que marcavam os limites da cidade de Akhenaton. Também se podem ver nos baixos-relevos de altares domésticos. Neles representava-se o casal real, mas o povo depositava a sua fé em Nefertiti e era ela que dirigia as preces.

Apesar de não sabermos como decorreu a maior parte da vida de Nefertiti, é indiscutível que participou ativamente da vida política do país, como o mostram várias representações suas conservadas até os nossos dias. Podemos vê-la oferecendo colares aos seus súditos da varanda do palácio, conduzindo o seu próprio carro e, inclusive, ferindo os inimigos com uma clava, imagens próprias dos faraós que reinavam. Também aparece em estelas de altares domésticos, às vezes junto à Akhenaton e, outras sozinha, fazendo ofertas a Aton. A adoração do povo por ela era tão grande que chegou a ser representada como deusa. Tudo leva a crer que tenha ocupado lugar de destaque, tanto no coração do faraó como no do povo, o que talvez tenha conseguido graças à sua extraordinária beleza.
 
A beleza da rainha
Várias esculturas mostram os padrões de beleza na época de Nefertiti:
  • crânio alongado,
  • feições estilizadas e
  • olhos rasgados.

Nefertiti no poder
Nas estelas fronteiriças qualifica-se a rainha como “dama das graças” e “dotada de todas as virtudes”. A beleza de Nefertiti deve ter causado sensação na corte. Os artistas fizeram vários modelos dela.

Um toque de vaidade
Nefertiti tal como muitas mulheres egípcias, maquilava-se com pigmentos naturais que, além de salientarem a beleza do rosto, tinham um valor profilático, pois eram uma proteção contra picadas dos insetos. Em caixas de madeira, guardavam-se frascos de alabastro contendo khol para delinear os olhos, com auxílio de um pauzinho, e também frascos de vidro com perfumes.

Ajudem no Merch em todos os Sites!!

www.escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Gratidão

Luz pra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

24 thoughts on “A Beleza e Relatos de Nefertiti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Deuses Indígenas - Mitologia Brasileira

Compartilhe a Verdade Encante-se com as narrativas tupi-guarani! Estamos acostumados a ouvir lendas sobre o Olimpo grego, com o magnífico Zeus, a encantadora Afrodite e o destemido Hades. Mas além da mitologia grega, tão rica e interessante é também a mitologia brasileira dos povos tupi-guarani. Por meio de um conjunto de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!