Deuses Indígenas – Mitologia Brasileira

Compartilhe a Verdade


Encante-se com as narrativas tupi-guarani!

Estamos acostumados a ouvir lendas sobre o Olimpo grego, com o magnífico Zeus, a encantadora Afrodite e o destemido Hades. Mas além da mitologia grega, tão rica e interessante é também a mitologia brasileira dos povos tupi-guarani.

Por meio de um conjunto de narrativas sobre deuses e espíritos da floresta os povos indígenas explicavam e transmitiam às suas gerações o que viam. Sobretudo os fenômenos naturais, como o nascer do sol, a concepção de uma criança e o movimento das marés.

Entre os povos indígenas do Brasil existem diversas mitologias, como a dos povos ianomâmis, charruas e caiapós.

A mitologia tupi-guarani é uma das mais difundidas no Brasil. Confira a história por trás de algumas de suas entidades.

Por dentro da mitologia brasileira tupi-guarani:

Tupã: Tupã é o mensageiro de Nhanderuvuçu, o Deus Supremo, e se manifesta na forma de um trovão. De acordo com a lenda, foi Tupã o responsável pela transmissão do conhecimento sobre as propriedades curativas das plantas para os pajés.

Guaraci: Filho de Tupã, Guaraci é o Deus sol. Foi ele quem ajudou Tupã a criar todos os seres vivos.

Jaci: Deusa da Lua, Jaci é esposa de Tupã. Ela é a protetora dos amantes, das plantas e dos animais.

 

Anhum: Deus da melodia, Anhum é responsável pelo o sacro Taré, instrumento que avisa quando os deuses estão chegando. A lenda diz que ele emite um som nunca antes escutado. Dizem, também, que foi graças a ele que o mundo passou a conhecer e fazer música.

Ceuci: Ceuci é a Deusa das lavouras, responsável pela proteção das colheitas. A lenda conta que Tupã a transformou na constelação de Plêiades. E quando ela aparece no céu os indígenas sabem que é a época ideal para a colheita.

 

Anhagá: Anhangá é uma entidade das trevas que ronda as florestas e consegue mudar de forma. Sua aparição para os tupis-guaranis é considerada um mal presságio. Porém, é ele também que protege os animais da caça desenfreada, preservando o equilíbrio da natureza.


Picê:
Deusa da poesia e da arte, Picê trouxe mais alegria para as pessoas por meio de seus versos.

Iara: A Senhora das Águas, de acordo com a mitologia tupi-guarani, é uma sereia que vive no rio Amazonas e o protege por meio de seu encanto, que atrai os pescadores para dentro dele.

 

Caupé: Deusa da beleza, Caupé se assemelha a Afrodite, deusa grega.

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

34 thoughts on “Deuses Indígenas – Mitologia Brasileira

  1. “Minha terra tem palmeiras, Onde Canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores…”
    Meu pai sempre recitava este poema.
    Foi uma perspectiva que me fez amar ainda mais nosso chão ❣️
    Luz p’ra nós!

    1. Não sei ao certo, mas ao meu ver aqui, Yara está mais conectada com a Kundalini.
      Iemanjá tem uma conexão maior com Hera que estaria mais próxima de Jaci, ela é esposa de Tupã que pode se equivaler a Zeus nessa mitologia.
      Ceuci está com cara de Athena, Picê Artemis e Caupé Afrodite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Já ouviu falar em Golden Milk?

Compartilhe a VerdadeGolden milk é uma receita milenar cujo nome faz referência à sua cor dourada, e também ao seu valor nutricional de ouro, sua origem é da medicina ayurvédica, que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Ayurvédica significa “ciência da vida” e tem como filosofia o […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!