Voluntária leva aulas de Yoga para mulheres da periferia de São Paulo e eleva autoestima

Compartilhe a Verdade

A arte-educadora Sophia Bisilliat utiliza a Yoga para resgatar a autoestima de mulheres nas periferias de São Paulo (SP).

“Um dos objetivos é esse mesmo! Que elas se sintam cada vez melhores e mais satisfeitas com elas mesmas, felizes, com a autoestima alta. E se isso já dá resultado, é maravilhoso!”, conta Sophia.

Sophia pratica voluntariado há mais de 20 anos. Trabalhou inclusive com detentos do extinto Carandiru e de outros grandes presídios brasileiros desenvolvendo atividades de arte-educação.

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

“Eu só quero que elas tenham um tempo pra elas”

Depois que o Carandiru foi demolido, em 2002, Sophia foi para a favela. Realizou várias atividades e eventos em diferentes comunidades. Até que um dia uma amiga perguntou se ela dava aula de Yoga em favela.

Sophia respondeu que não, mas nascia ali o Treino na Laje. As aulas de Yoga acontecem na laje de uma casa da comunidade, sempre aos finais de semana: faça chuva ou faça sol, Sophia dá um jeito de estar lá!

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

O projeto começou tímido, com poucas alunas. Hoje, já tem Treino na Laje em quatro comunidades: no Capão Redondo (Cohab Adventista, Parque Independência, Jardim Imbé, todos os sábados, das 8h30 às 19h), onde foi o início de tudo, e no Jardim Guacuri, em Diadema, na Grande São Paulo, todos os domingos das 8h às 10h.

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

“Foi difícil achar um horário porque muitas trabalham; poucas não trabalham. A gente teve que achar um horário comum. E são todos os sábados, eventualmente também domingos. Eu chego lá umas 15h30, 16h, e saio, tipo, umas 20h. Eu só quero que elas tenham um tempo pra elas”, afirma.

Voluntária leva yoga para mulheres da periferia de São Paulo

Através da prática da Yoga, a ideia é que essas mulheres olhem para si com um novo olhar: o olhar de que elas podem ser e fazer muito mais e de que uma mulher levanta a outra!

É incrível como Sophia precisou de uma laje – literalmente! – para causar uma revolução na autoestima de dezenas de mulheres! Mas não é apenas Yoga que Sophia oferece para suas alunas.

Sophia sempre está correndo atrás de voluntários para atender outras necessidades das alunas. São nutricionistas, psicólogos, dentistas, advogados, enfim, profissionais de diferentes áreas que dão um suporte extra para essas mulheres. Demais, gente!

https://www.instagram.com/p/Bq57er8HMwv/?utm_source=ig_embed

https://www.instagram.com/p/B9e3wXYHpZ2/

“Eu sou muito ‘cara de pau’, né? Pergunto mesmo. O Instagram tá me ajudando muito. Porque muita gente vê, e aí alguns se oferecem, e outros que não se oferecem eu peço. 😄 Eu vou pedindo, coisa que eu mais tenho é ‘cara de pau’”, brinca Sophia.

E sempre cabe mais gente, viu! Muita coisa bacana vem sendo feita, mas muita coisa precisa ser feita. Quem tiver interesse em ser parceiro do Treino na Laje pode entrar em contato com a Sophia pela página do projeto no Instagram.

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

Luz p’ra nós!!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

16 thoughts on “Voluntária leva aulas de Yoga para mulheres da periferia de São Paulo e eleva autoestima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Geladeira de argila ecológica atinge -8º Celsius e se tornou a melhor invenção da década

Compartilhe a VerdadeDepresa é uma empresa mexicana que visa em criar produtos que podem facilitar a vida de seus consumidores, principalmente aqueles mais ecológicos ou que possuem baixa renda, por isso desenvolveram a Ecoplanet, uma ‘geladeira’ feita com lama e pedra, 100% ecológica que chega a atingir -8º Celsius.   […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!