Escrita Terapêutica

Compartilhe a Verdade

Escrever em diário pode ser altamente desestressante: veja tarefas ...

A escrita vem sendo estudada pela psicologia como método de ressignificar um evento traumático. O termo escrita terapêutica traz como sugestão exercícios que através da escrita ajudam a transformar emoções diante de um evento a ponto de você conseguir aprender e consequentemente viver em paz com uma experiência dolorosa.

De acordo com psicologo James Pennebaker – “O ato de escrever, independente da  qualidade da  escrita,  parece  ter  o potencial de prover  benefícios  físicos  e  mentais,  com melhorias em longo prazo no  humor, nos  níveis de estresse e  em sintomas depressivos. Escrever  sobre  experiências,  sentimentos  e  pensamentos  pode  ter  grande  valor  terapêutico,  possivelmente  porque  isso  auxilia  a  fazer  reflexões.  Estas  reflexões  possibilitam  examinar  cada  experiência  a  partir  de  vários  ângulos,  em  vez  de,  por  exemplo,  tentar  transferir  culpas  para  outros.”

Estudos afirmam que ao escrever altera respostas fisiológicas de doenças crônicas melhorando a saúde de pacientes. Ao escrever os doentes tornam suportável uma experiência tida anteriormente como pesada demais. Abre caminho para uma recuperação, reescrevendo a sua própria história como forma de integração do trauma.

A escrita nos leva à introspecção, examinar os acontecimentos e as emoções e assim encontrar as respostas dentro de nós. É importante levar profundidade para a escrita, realmente buscar lá no fundo as emoções mais intensas em relação às situações ocorridas. Se aconteceu algo em um passado recente que você ainda não se sente pronta para escrever, espere e deixe que na hora certa você irá conseguir expressar.

É preciso ter um propósito na escrita, não é sobre escrever qualquer coisa ou apenas descrever o fato. É escrever sobre emoções, é importante que diante de um diagnóstico ou um evento traumático de qualquer origem buscar a emoção que foi desencadeada.

A psicologia das palavras

Sempre que as emoções ficam muito conturbadas ou a vida aparece com uma situação desafiadora a escrita pode se torna presente e é incrível como a visão diante da situação muda. Mas, lembrando que é essêncial uma conversa diária com Deus, a escrita terapêutica não envolve deixar de conversar com Ele ou resolver tudo apenas com a escrita.

Dentro da Ginecologia Natural essa técnica se apresentou como Diário Vermelho, uma forma de nos mapear através do ciclo menstrual. Cada fase do ciclo é vivenciada por nós mulheres de forma diferente mensalmente. Escrever sobre as emoções de cada fase nos aproxima de nós mesmas, se torna não uma válvula de escape, mas sim uma ferramenta de transformação.

Algumas dicas do James Pennebaker para que podem ajudar:

  1. Pratique a escrita durante cerca de 15 minutos por dia. De acordo com James Pennebaker, é interessante insistir nessa prática pelo menos por quatro dias seguidos. Seus estudos comprovam que este tempo é suficiente para construir uma historia e assim desabafar.
  2. Escolha um local silencioso e isolado. Desligue o celular e evite qualquer interrupção.
  3. Não se preocupe com gramática e não direcione o texto para alguém especifico.
  4. Apensas deixe fluir.

Estudos mostram que a eficácia também se apresenta se a escrita é manifestada com blog, por exemplo. Seja um blog aberto inclusive para comentários e que alimenta a troca positiva de experiencia ou fechado.

A escrita também ajuda a desenvolver a consistência em nossa vida, o hábito de manter hábitos. O compromisso da escrita terapêutica não é com o ninguém além de você mesma. É uma bela forma de trabalhar a disciplina diária de pelo menos 15 minutos para você se esvaziar. Quando estamos muito envolvidas em uma situação ou pensamentos repetitivos a escrita libera o fluxo de energia e nos esvaziamos dessas energias mais densas.

Você reconhece as suas emoções?

A escrita terapêutica ajuda também no amadurecimento emocional, já que para surtir um efeito precisamos realmente buscar compreender quais as emoções estão presentes e latentes naquele momento. Parece fácil, mas nem sempre é. A maioria de nós não aprendeu efetivamente o conceito da maioria das emoções, quantas vezes achamos que estamos cansadas quando na verdade estamos triste. Confundir emoções é mais fácil que acertá-las.

Na prática da escrita terapêutica uma bela opção é escrever exatamente no ápice do momento ou alguns minutos depois, justamente para que sirva como uma catarse, totalmente sem filtro. Sem o crivo da mente julgando se está certo ou errado, apenas colocando no papel todas as emoções naquele exato momento. É realmente importante que não haja interferências, é você, suas emoções, o papel, e a caneta.

Você pratica a escrita terapêutica? Vê algum resultado positivo? Se caso não praticar, sugiro que faça o teste por pelo menos três semanas e tire suas próprias conclusões.

 

Aprofundamento:

GEOMETRIA SAGRADA. Deus 7/12 Bíblia.

Emoções, Cores e Formas geométricas estão conectadas

Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional

Sobre quem carrega o peso dos outros

Emocional responde por mais da metade das doenças do corpo

 

 

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós! 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Escrita Terapêutica

  1. Com tanta tecnologia e praticidade, esquecemos do papel e caneta! As vezes pratico, bom lembrar como é a letra de mão. Sem contar os benefícios que aprendemos com essa matéria. Gratidão! Luz p’ra nós 🌋

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cólica Menstrual

Compartilhe a Verdade As cólicas menstruais podem ter diversas origens, sobretudo sociais e culturais. É por isso que cada mulher deve indagar sobre a sua própria história e se limpar de todas essas dores impostas. Honrar e amar seu corpo, sangue e útero são passos importantes para ir curando a […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!