Cólica Menstrual

Compartilhe a Verdade

Você já sofreu com dismenorreia? (dor menstrual forte) - Centro ...

As cólicas menstruais podem ter diversas origens, sobretudo sociais e culturais. É por isso que cada mulher deve indagar sobre a sua própria história e se limpar de todas essas dores impostas. Honrar e amar seu corpo, sangue e útero são passos importantes para ir curando a origem dessa dor.

Muitas mulheres têm o útero retrovertido, ou seja, voltado na direção do reto e não por trás da bexiga, o que pode ocasionar muita dor menstrual. Outras causas da dor podem ser infecções pélvicas ou endometriose. Nesses casos buscar a matriz dessas doenças e tratá-las é o primeiro passo para se libertar das cólicas. O equilíbrio emocional e a atividade física permanente, assim como uma alimentação saudável, são pontos importantes para ajudar a curar essas doenças.

A dismenorreia é um sinal de que você não está totalmente conectada com seu ciclo e não está respeitando seus ritmos internos. É o seu corpo pedindo atenção e cuidado. As matrizes emocionais da dor pélvica são muitas, por isso, é importante você se observar e perceber a sua matriz pessoal.

Na medicina chinesa, a cólica menstrual representa seu estado emocional masculino (yang). Ela acontece quando a mulher está com essa energia mais acentuada, se preocupando exageradamente com contas a pagar, está muito controladora, possessiva e autoritária. A energia yang tem um foco no externo, na vida cotidiana e o momento da menstruação, que é onde as cólicas surgem normalmente, é um momento mais yin, pede um olhar para dentro. Assim essas energias podem entrar em conflito causando a dor. Como você não está fluindo com as suas águas internas, a dor vem como uma forma do útero chamar sua atenção.

Muitas vezes, a culpa e o medo podem fazer com que rejeitemos nossa condição de ser mulher. A não aceitação da condição yin (feminina) em nós pode não só acarretar cólicas, como outros distúrbios.

Na metafísica da saúde, as dores estão relacionadas à dificuldade de lidar com as mudanças. A cólica está ligada ao apego, a permanecer apegada a uma situação e não realizar as transições necessárias. A menstruação é um momento de limpeza física e psíquica, é um momento de deixar o velho ir para a chegada do novo. No entanto, para algumas mulheres, isso pode não ser tão fácil assim. Avalie o nível de apego que evitou a renovação em algum setor da vida. É importante trabalhar o desprendimento e reforçar o propósito de adaptar-se às diversas situações.

As cólicas não fazem parte do nosso ciclo, mas a maioria das mulheres se acostumaram com a dor mês a mês e acreditam que menstruar é dolorido. Só que não é! A cólica é um sinal do corpo para que você faça mudanças. Menstruar não é dolorido, muito pelo contrário, é Divino. 

Recomendações alimentares

  • Evitar sal, açúcar e produtos refinados (farinha branca e pão branco).
  • Consumir alimentos ricos em potássio durante toda a menstruação (melão, laranja e vegetais verdes).
  • Consumir alimentos ricos em magnésio (cereais integrais, aveia, espinafre, gérmen de trigo entre outros). Esse mineral possui múltiplas propriedades imprescindíveis para o correto funcionamento da nossa saúde e melhora a cólica menstrual, entre outros benefícios.
  • Mastigar gengibre: dilata os vasos sanguíneos e ajuda a relaxar os músculos uterinos.
  • Consumir alimentos ricos em Vitamina A, que ajudam a diminuir a tensão (alface, espinafre, cenoura, alho, cebola, pêssego e etc.).
  • Consumir alimentos ricos em cálcio (sementes de sésamo, algas, aveia, dente de leão, avelãs e etc.).

Compressa de sal grosso para cólicas

O sal tonifica e limpa o organismo, possibilitando uma maior eliminação de toxinas, tanto no nível físico quanto no nível sutil. O calor liberado pelo sal quente ajuda a diminuir a cólica. Como qualidade energética, dissolve, elimina, purifica e tonifica o corpo físico, mental e espiritual.

O acréscimo de ervas aromáticas ao sal pode potencializar o efeito dessa compressa. Você pode usar a erva que melhor atenda sua necessidade naquele momento.

Aplicação:

Leve ao fogo uma xícara de sal grosso por 5 minutos ou até começar a amarelar. Tome cuidado, pois o sal fica bem quente e pode provocar queimaduras se entrar e m contato direto com a pele. Tire do fogo e acrescente as ervas.

Agora coloque o sal com as ervas em uma toalha ou fralda de algodão, dobre em quatro e aplique no local da dor.

O sal conserva o calor por uns 40 minutos, quando esfriar, é só aquecer novamente e reaplicar.  Após o uso, descarte.

Ervas indicadas: alecrim, artemísia, camomila, rosa branca, calêndula, entre outras.

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós! 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Cólica Menstrual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Menstruação ou Hemorragia de Privação?

Compartilhe a Verdade Muitas mulheres que usam algum contraceptivo hormonal acreditam que o sangramento que tem todos os meses é a menstruação, mas na realidade é uma coisa bem diferente. Esse sangue que desce ao finalizar uma cartela é chamado de Hemorragia de Privação, você sabia? Para compreendermos melhor o […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!