4 banhos de assento para tratar hemorroidas

Compartilhe a Verdade

O banho de assento preparado com água quente é um ótimo remédio caseiro para hemorroidas porque promove a vasodilatação e acalma os tecidos, contribuindo para o alívio da dor e do desconforto.

Para que o banho de assento seja realizado da forma correta é importante que a temperatura da água seja adequada. A água deve ser de morna para quente, mas tendo o cuidado para não se queimar.

O banho de assento tem ótimos benefícios para saúde e pode ser indicado em caso de dor anal, hemorroidas ou fissuras anais, trazendo alívio dos sintomas rapidamente, mas somente ele não é suficiente para curar as hemorroidas, e por isso também é recomendado consumir mais alimentos ricos em fibras e ingerir bastante água para amolecer e mobilizar as fezes.

 

1. Banho de assento com hamamélis

Benefícios e propriedades da hamamélis | Blog da Plantei

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 1 colher de sopa de hamamélis
  • 1 colher de sopa de cipreste
  • 3 gotas de óleo essencial de limão
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa bacia e sentar-se dentro desta bacia, permanecendo sentado por, aproximadamente, 20 minutos ou até a água esfriar. Este banho de assento deve ser feito cerca de 3 a 4 vezes por dia para reduzir a dor e o desconforto sentido por causa das hemorroidas.

 

2. Banho de assento com camomila

Camomila, uma erva aromática a cultivar no seu jardim

A camomila tem ação calmante e cicatrizante, e pode ser usada como banho de assento promovendo a vasodilatação e aliviando a dor e o desconforto em poucos minutos.

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 3-5 saquetas de chá de camomila

Modo de preparo

Colocar o chá de camomila na água e sentar nu dentro da bacia, e permanecer por 20-30 minutos.

 

3. Banho de assento com arnica

Beleza da Terra | Arnica Silvestre em Pó 300g - Space Green

A arnica também é indicada no tratamento das hemorroidas externas porque tem ação calmante e cicatrizante.

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 20 g chá de arnica

Modo de preparo

Basta colocar a arnica na água quente e sentar sobre a mesma, durante cerca de 15 minutos.

 

4. Banho de assento com cascas de carvalho

Casca Árvore Carvalho - Foto gratuita no Pixabay

As cascas de carvalho também são muito indicadas para o banho de assento.

ingredientes

  • água
  • casca de carvalho

Modo de preparo

O banho de assento é preparado com a proporção de três colheres de sopa de casca de carvalho para meio litro de água. Ferva a casca por aproximadamente 15 minutos e coe em seguida. Coloque a mistura em um recipiente em que você consiga se sentar, e permaneça nela por cerca de dez minutos. O tratamento deve ser feito todos os dias, de manhã e de noite.

 

Cuidados importantes

Alguns cuidados importantes são não adicionar sabonete à água, não usar água fria, se durante o banho a água esfriar, pode-se adicionar mais água quente sem a necessidade de ter que trocar toda água. Além disso, não é preciso colocar uma grande quantidade de água, somente o suficiente para que a água quente cubra a região genital.

Depois do banho de assento deve-se secar muito bem a região com uma toalha macia. A bacia deve estar devidamente limpa e por isso antes do banho deve lavar com água e sabão, e se desejar pode adicionar um pouco de álcool e secar com um papel toalha. As bacias grandes e banheiras de bebês são indicadas para esse tipo de banho de assento porque não gastam água desnecessária e são confortáveis e fáceis de colocar em baixo do chuveiro.

Uma boa forma de complementar o tratamento é aplicar uma pomada caseira preparada com hamamélis a seguir o banho de assento. Confira os ingredientes e como preparar:

Esta é uma pomada natural, sendo o seu principal ingrediente cascas da planta Hamamelis virginica. Esta pomada pode ser diariamente aplicada nas hemorroida externas, aliviando a dor, o desconforto e a irritação.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de cascas de Hamamélis;
  • 60 mL de parafina líquida;
  • 60 mL de glicerina.

Modo de preparo:

Numa panela adicionar as cascas de hamamélis e a parafina líquida, deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar a mistura obtida, adicionar a glicerina e misturar bem. Por fim, colocar a pomada obtida num recipiente com tampa e manter na geladeira.

Como usar: aplicar uma fina camada de pomada na região afetada 3 vezes por dia, fazendo movimentos circulares;

Embora seja um produto natural, idealmente, a hamamélis só deve ser utilizada na forma de chá ou cápsulas sob orientação de um profissional de saúde.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da hamamélis incluem sedação, salivação excessiva e irritação do estômago, quando ingerida em grandes quantidades.

 

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “4 banhos de assento para tratar hemorroidas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Tamarindo é bom para que? Conheça os benefícios dessa fruta

Compartilhe a Verdade Embora não seja tão divulgado no Brasil, não há como negar que o tamarindo traz muitos benefícios para o nosso corpo. Afinal, se trata de uma fruta – embora muita gente não saiba disso -, o que significa que o alimento é rico em nutrientes essenciais para […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!