Chá de cavalinha: conheça esse chá milagroso

Compartilhe a Verdade

A ação diurética é o principal benefício do chá de cavalinha. Mas o potencial dessa planta vai muito mais além. Os remédios diuréticos costumam afetar os rins, aumentando a quantidade de água e sal liberados na urina. No caso do chá de cavalinha, isso não ocorre, ou seja, você tem o benefício sem o efeito colateral.

Além disso, a erva é potente nos cuidados com a pele, cicatrização de feridas e osteoporose. De nome científico Equisetum arvense, a cavalinha tem sido usada medicinalmente desde a Grécia antiga. Vamos conhecer mais sobre essa plantinha poderosa?

5 benefícios do chá de cavalinha para sua saúde

Não há muitas evidências científicas que comprovam os benefícios do chá de cavalinha para a sua saúde. Porém, muitos efeitos benéficos podem ser provados, confira!

1. É uma boa alternativa a remédios diuréticos

A cavalinha mostrou ser uma excelente opção aos remédios prescritos. Um estudo recente comparou a cavalinha a um diurético comum, a hidroclorotiazida, e descobriu que a erva é tão eficaz quanto a medicação, porém sem causar perda excessiva de eletrólitos.

Um outro estudo de 2014 descobriu que o extrato de cavalinha tinha os mesmos efeitos diuréticos que os medicamentos prescritos, mas com menos efeitos colaterais.

2. É fonte de cálcio

A cavalinha também apresenta muitos benefícios nos cuidados com a pele, unhas, cicatrização de feridas, osteoporose e reparo ósseo. Pesquisadores acreditam que esses benefícios estão associados ao mineral chamado sílica. Esse mineral ajuda o corpo a armazenar o cálcio necessário para curar ossos e construir unhas e cabelos fortes.

3. É utilizada em produtos de beleza

A sílica, presente na cavalinha, tem propriedades de limpeza. Por isso, a erva é usada em alguns produtos de beleza, como produtos de limpeza facial e shampoos.

4. Possui ação adstringente

A sua ação adstringente melhora os transtornos circulatórios. Também tem ação estíptica, ou seja, funciona como um estancador hemorrágico.

5. Estimula o metabolismo cutâneo

Participa da calcificação dos ossos, tendo parte na matriz fibrosa colágena. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas atuando como hidratante profundo.

A ação da cavalinha é realmente poderosa!

Consumo

Os caules da cavalinha parecem tubos, fazendo com que a planta pareça o cruzamento entre bambu e samambaia.

Os remédios de cavalinha são feitos com os caules e as folhas. Você pode comprar cavalinha como um extrato líquido ou em forma seca, como chá ou cápsula. Você encontra a cavalinha em seus diversos formatos para consumo em farmácias e lojas de produtos naturais.

A recomendação como uso externo, como extrato, é de 4 a 6% em formulações fitocosméticas, podendo usar até 10%. Já como uso interno, recomenda-se 50 a 200 ml ao dia de infusão, 400 a 1.000 mg ao dia como extrato seco ou de 1 a 2g ao dia em pó, antes das principais refeições.

Receita de chá de cavalinha

  1. Ferva 300 ml de água
  2. Desligue e adicione 2 colheres de sopa de cavalinha
  3. Abafe e deixe por 5 minutos
  4. Coe o chá e beba quente ou frio

É importante consumir o chá em até 24 horas após o seu preparo.

Contraindicações

Em alguns casos, não é recomendado o uso da cavalinha. Confira em quais situações a cavalinha é contraindicada.

  • Deficiência de tiamina: se consumido por longo tempo, a cavalinha pode aumentar o risco de deficiência de tiamina ou vitamina B-1, pois ela possui uma enzima que a destrói.
  • Pessoas com diabetes: pessoas que sofrem de diabetes devem ter cautela quanto ao consumo da cavalinha, pois a erva pode reduzir drasticamente o nível de açúcar no sangue.
  • Na presença de gastrite e úlcera gastroduodenal: os taninos e os sais silícicos, em especial o dióxido de silício, podem irritar a mucosa gástrica.

Mas se você não tem restrição para consumir a cavalinha, o chá dessa planta pode ser consumido com moderação, trazendo muitos benefícios para a sua saúde!

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Chá de cavalinha: conheça esse chá milagroso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A extraordinária espécie marinha que purifica os oceanos

Compartilhe a VerdadeExistem muitas criaturas fascinantes vivendo no mundo marinho, algumas das quais desempenham um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. Entre elas estão as gigantes larváceas, denominadas cientificamente como Bathochordaeus charon.     Essa espécie consegue com seu muco ajudar o oceano a remover o dióxido de carbono […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!