Hidromel dos Deuses, a bebida alcoólica mais antiga da humanidade

Compartilhe a Verdade

 

Tecnicamente Hidromel é um fermentado de mel.  É como se fosse vinho, mas ao invés das uvas se usa mel! O teor alcoólico, porém, pode ser um pouco mais alto que o vinho, chegando até próximo aos 20%ABV.

A bebida é tida como uma das mais antigas do planeta, havendo evidências de sua existência na China, entre 7000 e 6500 AC. Na Europa existem registros de 2800 a 1800 AC. As evidências residuais tão antigas de hidromel foram encontradas em potes de cerâmica nos dois continentes. Na China os resíduos apresentavam ainda traços de arroz e frutas misturadas ao fermentado de mel. Da mesma forma, atualmente temos diversos tipos de hidromel, alguns usam frutas, outros ervas, lúpulo, malte etc.

Existem mil histórias contadas sobre Hidromel, tendo aparecido em livros famosos, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, no mito germânico Beowulf e American Gods. A história mais famosa entre os hidromeleiros, porém, é da mitologia nórdica. Para os nórdicos, o Hidromel é a bebida dos Deuses, tendo começado com Kvasir, um Deus nascido de um tratado para terminar a guerra entre Aesires e Vanires. Os dois últimos deuses cuspiram dentro de um pote de barro e da mistura das salivas nasceu Kvasir. O Deus foi morto por dois anões e teve seu sangue extraído, misturado com mel e fermentado até obterem o tão famoso hidromel, bebida mágica, que confere o dom da poesia àquele que bebe.

O termo “lua-de-mel” dado ao período inicial do casamento é por conta do hidromel.
Após o casamento os recém casados deveriam consumir o Hidromel todos os dias no primeiro ciclo lunar , por isso o termo “lua-de-mel” , esta pratica era comum entre os povos Nórdicos, Vikings, Gaulesas, Celtas entre outros povos antigos da Europa. O casal bebia para receber a bênção dos deuses que proporcionavam fertilidade para conceber filhos.

 

 

Para a Saúde

Existem algumas razões convincentes para experimentar a bebida. Os cientistas descobriram que o mel, o principal ingrediente do hidromel, é carregado com compostos que oferecem alguns benefícios surpreendentes para a saúde. Por exemplo, pesquisas recentes mostraram que a crisina, um flavonoide encontrado em abundância no mel, tem a capacidade de inibir a proliferação de (e induzir apoptose ou “morte celular”) em células cancerígenas. A crisina também mostrou suprimir a neuro inflamação, o que sugere que ela pode ser um agente protetor para um grupo de doenças neurodegenerativas causadas por inflamação.

A borda terapêutica de mel não termina aí. Pesquisadores também descobriram que o consumo de mel natural reduz os fatores de risco cardiovascular, particularmente em indivíduos que já têm um risco elevado de doença cardiovascular.

E para aqueles que sofrem de enxaqueca induzida por vinho de uva, o hidromel pode ser a alternativa perfeita. Muitos especialistas acreditam que é uma substância na pele da uva que causa enxaqueca em indivíduos sensíveis. Uma ressalva existe, no entanto: hidromel é uma bebida alcoólica, portanto, o consumo moderado é fundamental.

 

Hidromel não é bom apenas para você – é bom para o planeta também. Sua produção não exige o cultivo de nenhuma terra, minimizando seu impacto ambiental. Além disso, ao beber hidromel, você apoia as abelhas e os apicultores que estão corajosamente tentando manter viva uma população ameaçada de abelhas.

Por que hidromel tem sido em torno de tanto tempo abraçado por tantas culturas? Porque existem muitos tipos diferentes de hidromeis e métodos de produção. Pode ser doce ou seco, espumante ou ainda, frutado ou picante – ou não. Um hidromel básico feito de mel, água e fermento é chamado de “tradicional”. Uma vez que o criador de um hidromel começa a adicionar outros componentes, como frutas ou ervas, ele adquire um nome de personagem e variedade diferente.

Aqui está como preparar essa deliciosa bebida!

 

 

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós.

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

25 thoughts on “Hidromel dos Deuses, a bebida alcoólica mais antiga da humanidade

  1. Que top.. não conhecia e também não sabia da relação com a lua de mel, muito bacana! Tudo que vem dos vikings eu gosto rs to vendo a série! Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Espaço incentiva mulheres pretas a aprender sobre tecnologia

Compartilhe a VerdadeO Código das Garotas Pretas usa um design inteligente e colorido para criar um ambiente em que a tecnologia seja menos intimidadora     Por mais que a luta contra o racismo estrutural esteja crescendo e ganhando força, ainda há muita desigualdade quando se trata de diversidade nos ambientes de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!