Bustos Steampunk esculpidos em resina e objetos reaproveitados evocam relíquias futuristas

Cássia 13
Compartilhe a Verdade

“Hippy Betsoebe”, resina, objetos reciclados e tinta. Todas as imagens © Tomàs Barceló

 

Com manchas corroídas, as esculturas de Tomàs Barceló fundem a antiguidade clássica com o retro-futurismo. O artista residente em Cala Millor, em Maiorca, lança figuras no estilo steampunk de resina e objetos reciclados que se assemelham à arte antiga enquanto evocam relíquias de outro mundo de uma realidade alternativa.

Barceló esculpe as obras policromáticas com narrativa e identidade em mente, considerando a forma como cada um irá interagir com o outro. Ele expande a ideia em uma entrevista recente:

 

“Acredito que a escultura é a arte da presença… A escultura divide espaço e tempo com o espectador, e é isso que a torna tão poderosa. É por isso que não tento tanto contar histórias, mas tento criar presenças poderosas, cada uma à sua maneira. O fato de uma pequena garota robô olhar para você com mais intensidade do que você olha para ela, é fascinante para mim.”

 

Apesar de ter criado esculturas de barro, LEGO e papelão desde a infância, Barceló mergulhou totalmente no mundo da arte em 2014 após trabalhar por anos como professor do ensino médio. Ao longo dos 20 anos que antecederam a sua prática atual, Barceló percebeu o potencial de justapor elementos tradicionais e fantásticos. 

 

“Por muito tempo, estive focado apenas na linguagem da escultura e esqueci o conteúdo”, diz ele. “Como se, para fazer uma escultura clássica, só pudesse fazer figuras nuas; ou se eu quisesse fazer algo no estilo egípcio, eu tinha que fazer escritos, e assim por diante. ”

 

“Happy KAL-IX”, esculpido em argila e gesso, fundido em resina e detalhes adicionados com epóxi e objetos reciclados, pintado com goma laca, acrílico e tinta metálica

 

“Happy KAL-IX”

 

“WINNA-T,” resina

 

“WINNA-T,” resina

 

“Hippy Betsoebe”, resina, objetos reciclados e tinta

 

“Kek Betsoebe”, escultura de parede em resina, pintada com goma-laca, acrílico e tinta metálica

 

“Kek Betsoebe”, escultura de parede em resina, pintada com goma-laca, acrílico e tinta metálica

 

Fonte

 

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Bustos Steampunk esculpidos em resina e objetos reaproveitados evocam relíquias futuristas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Após câncer, idosa que concluiu ensino médio aos 66 entra em Federal aos 72 anos.

Compartilhe a Verdade A aposentada Edicleia de Arruda Zanini conseguiu aos 72 anos de idades realizar um sonho que ainda persistia desde a adolescência: ingressar em um curso superior. A realização aconteceu em 25 de novembro ao ver o nome no listão do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!