“Eternidade” (2019-2020), cera de abelha natural, madeira, vidro, aço Cor-ten, 230 x 100 x 100 centímetros. Todas as imagens © Tomáš Libertíny
Tomáš Libertíny prefere colaborar na recriação de bustos e esculturas icônicas, embora seus parceiros escolhidos não o acompanhem no estúdio. O artista nascido na Eslováquia incumbe dezenas de milhares de abelhas de formar as camadas externas porosas de obras de arte clássicas como o “Busto de Nefertiti”, o “Brutus” de Michelangelo e um grande jarro baseado na “ânfora Nolan” no Met.
Envolvidas em um favo de mel, as esculturas resultantes geram um diálogo entre o material orgânico recém-produzido e o tema histórico da arte. A “Eternidade” de Libertíny, por exemplo, é baseada em um modelo 3D do retrato original de Nefertiti e é “um testemunho da força e atemporalidade da ‘mãe natureza’, bem como de seu antigo caráter como uma poderosa mulher reinando contra todas as probabilidades . ” Da mesma forma, o “Brutus” do artista repousa sobre uma caixa de Coca-Cola, uma referência aos readymades de Marcel Duchamp, embora sua interação divirta do original, pois questiona “a fragilidade do destino e encontrar a salvação” nos tempos modernos.
“Brutus” (2020), cera de abelha natural, madeira, plástico, 160 x 70 x 60 centímetros
Atualmente com sede em Rotterdam, Libertíny fornece aos apicultores profissionais uma moldura que os insetos colonizam ao longo de meses e, no caso da “Eternidade”, dois anos.
“Tenho que orientar o crescimento da construção como você faria com um bonsai, enfileirando lentamente o fluxo de trabalho em lugares onde você considera ideal”, diz ele. “O resultado final é sempre uma surpresa, pois não é algo que você pode prever completamente como faria com as técnicas artesanais tradicionais. Acontece que tenho que olhar a peça acabada por alguns dias para apreciá-la plenamente ”.
A cera de abelha como um material é inerentemente contraditória, o artista observa, por causa de sua efemeridade e durabilidade simultâneas – as esculturas de Libertíny têm o potencial de permanecer intactas por milhares de anos se mantidas adequadamente – uma dualidade que ele vem explorando desde que começou a série Made by Bees em 2005. “Uma vela de cera de abelha é para mim o melhor exemplo de design puro. Absolutamente nada é estilizado sobre isso. Tudo sobre é uma ciência de manter a chama acesa ”, afirma, explicando que a vela serviu de catalisador para a série em andamento.
Se você estiver em Amsterdã, “Eternity” está atualmente em exibição como parte da mostra individual de Libertíny na Rademakers Gallery até 30 de janeiro. Caso contrário, siga as esculturas do artista que exploram a contradição e a efemeridade no Instagram.
“The Honeycomb Amphora” (2020), cera de abelha natural, vidro de museu, madeira, colmeias reutilizadas, 47 x 42 x 147 centímetros
Luz p’ra nós!
Portais
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz pra nós
Luz P’ra Nós!
Super diferente e muito lindo. Luz p’ra nós!
Bem inusitado! Luz pra nós!
Uau! Incrível!
Luz p’ra nós!
Ficaram muito bonitas, o trabalho final das abelhas💕 incrível!! Luz p’ra nós…
Quanta criatividade, Luz p’ra nós!
Fantastico! LPN!
caramba bastante criativo
Que fantástico
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós.
Luz para nós!!!
Lpn!
luz pra nós !
Gratidão! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
A Natureza coerente e inteligente ⚛️✅⚠️
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾✅⚛️