Deusa Ériu reverenciada pela Irlanda

Compartilhe a Verdade

Ériu é a Deusa que deu nome à Irlanda. Quando a onda final de invasores, os Milesianos*, chegaram às costas da Irlanda, eles encontraram três irmãs, todas Deusas da terra. Cada uma pediu que a ilha fosse nomeada em sua homenagem.

A feiticeira Banba fez sua demanda do alto de sua montanha favorita; Assim também o fez Fódla, quando os invasores chegaram a sua montanha. Elas pararam os Milesianos enquanto eles tentavam chegar ao centro da Irlanda, e para cada uma eles deram a mesma promessa.

Mas no centro, na montanha sagrada central Uisneach, os invasores encontraram a resplandecente Ériu, que fez a mesma demanda e também prometeu prosperidade maior do que suas irmãs. Assim, o chefe Bardo dos Milesianos, Amairgin, decidiu nomear a ilha em homenagem à Ériu (Érinn sendo o genitivo de seu nome, que significa “de Ériu”).

No idioma nativo, o nome da ilha é “Éireann”. Em inglês, o nome “Ireland” vem da Deusa Ériu e da palavra “land”, esta última uma palavra germânica (nórdico antigo ou inglês antigo), formando “terra de Ériu”

Ériu também é chamada de Éire e Erin. Os nomes das Deusas Fódla e Banba ainda são usados às vezes como nomes poéticos para a Irlanda.

Ériu é descrita como uma mulher bastante alta e também como um corvo cinza de bico longo. Ériu está incorporada na mesma montanha sagrada Uisneach (onde os Milesianos* foram recebidos), sendo esta, portanto, considerada a sua montanha.

Reinados

Sua importância também revela-se com os ritos de coroação / inauguração dos reis, o banais righe. Através desse rito, Ériu cerimonialmente casava-se com o rei, o que favorecia todos os habitantes da região, uma vez que a soberania da Deusa passava a estar vinculada à terra.

Ériu também estabeleceu o Óenach ou festival em Uisneach a cada Beltane (1º de maio na roda norte), que envolvia feiras e jogos, além de eventos mais sagrados, incluindo a iluminação de fogueiras Twin no topo da colina.

 

*Os Milesianos foram um povo da Mitologia irlandesa. Eram os descendentes de Míle Espáine.

 

As Três Marias – Qual Maria você mais ama?

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Deusa Ériu reverenciada pela Irlanda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Arte de Kris Kuksi

Compartilhe a Verdade   Um gato malhado enfeitado com joias preside a nova paisagem de Kris Kuksi repleta de figuras retrô, bugigangas ornamentadas e bugigangas produzidas em massa, todas cobertas com uma espessa camada de tinta metálica. O artista residente em Lawrence, Kansas funde objetos encontrados em montagens complexas em estilo friso que são infundidas com temas de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!