Como produzir Bokashi de Terra

Compartilhe a Verdade

Ter um solo fértil e bem nutrido é essencial para o sucesso de um plantio. Quando há falta de nutrientes, a adubação orgânica é a melhor solução. Entre as técnicas e práticas agroecológicas que podem ser adotadas, hoje temos uma receita de Bokashi de Terra da Embrapa Hortaliças.

Bokashi é um termo japonês para composto orgânico e é feito com uma mistura de terra, farelos, como o de arroz, algodão, mamona, soja e farinhas, como por exemplo, a de ossos, peixes e sangue. Todo esse composto é umedecido e fermentado na presença de ar.

Preparo

Comece usando a terra da área de plantio, idealmente, em um local plano e protegido da chuva. Insira os demais ingredientes aos poucos, misture bem e acrescente água. Em seguida, amontoe a massa em forma de pirâmide e deixe descansar por dois dias. A partir do terceiro dia, molhe e revire a mistura todos os dias. Faça isso até o 10º dia – quando o composto já pode ser utilizado

Uso

O Bokashi pode ser aplicado em canteiros, covas ou sulcos no plantio ou cobertura. Além disso, pode ser incorporado como substrato de mudas ou como insumo biológico para produção de outros compostos orgânicos.

A quantidade exata de cada componente, rendimento e porção necessária em cada aplicação, você encontra no folder da Embrapa disponível online.

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Como produzir Bokashi de Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Flor considerada "mato" por muitos é comestível e benéfica para a saúde

Compartilhe a Verdade Alguma vez você se deparou com a bela e singela chanana, uma planta rústica com uma linda flor, que pode ser encontrada até em terrenos baldios e no meio do mato? A chanana (Turnera subulata) é encontrada de forma espontânea em áreas na América Central e do Sul. É uma planta […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!