Mais de 1,5 mil mudas foram plantadas para salvar nascente de rio na Bahia

Compartilhe a Verdade

Moradores da Prata, na cidade baiana de Entre Rios, vêm resgatando um antigo sonho perdido com o desmatamento ilegal: o de ter a abundância de água que marcou a origem da comunidade, em 1930.

“Os primeiros moradores cultivavam arroz devido à riqueza hídrica”, diz Maria José Almeida de Jesus, 45 anos, bióloga e presidente da associação de moradores local. Para alcançar novamente esta riqueza, eles realizam a recuperação da nascente de um dos afluentes do Rio Subaúma.

O trabalho de regeneração e sensibilização é uma parceria com a Bracell e envolve de crianças a idosos da Prata, desde 2014. Para recuperar a nascente do rio, já foram plantadas mais de 1,5 mil mudas nas matas ciliares.

A empresa apoia a comunidade promovendo a capacitação das pessoas que participam no projeto. “A gente vem lutando, com a ajuda da empresa, para resgatar nossa nascente e, com o tempo, essa riqueza hídrica”, afirma Maria, que resolveu fazer o curso de biologia para ajudar ainda mais a comunidade na preservação ambiental, e assumiu a liderança no trabalho pela recuperação da nascente do Rio Subaúma.

 

“A recuperação da cabeceira já é percebida pelos moradores, principalmente em período de seca, e é extremamente importante, porque garante mais uma fonte para as 82 famílias da comunidade, que atualmente precisam do poço artesiano para ter água em suas casas”, informa a bióloga.

Ela acrescenta ainda que o poço é dividido com uma comunidade vizinha e que, em período de escassez hídrica, os moradores recorrem aos pontos de água resultantes do trabalho da recuperação da nascente, como o existente próximo à sua casa.

“Esta água é um bom exemplo do cuidado com este manancial”, pontua ela. Maria acredita que a comunidade terá dias melhores com a regeneração do afluente do rio Subaúma, que tem quase 100 quilômetros de extensão e divide os municípios de Alagoinhas e Aramari.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Mais de 1,5 mil mudas foram plantadas para salvar nascente de rio na Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Arquitetura deslumbrante é comemorada por comunidade online

Compartilhe a Verdade A arquitetura é melhor vista, do que descrita. Então, deixe-me apresentar a você “as belas impossibilidades em que queremos viver“, um subreddit dedicado a imagens de alta qualidade de alguns dos edifícios (conceitos) impressionantes que existem. Esta comunidade online já tem mais de 617 mil membros, e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!