Fruta dragrão: benefícios que vão muito além de seu sabor e beleza

Compartilhe a Verdade

Você já conhece a pitaya? É uma fruta oriunda de florestas tropicais do México e Américas Central e do Sul, mas também cultivada em países como Israel, China e, há alguns anos, no Brasil.

A nutricionista comportamental Patrícia Cruz, ressalta que a pitaya é uma fruta rústica pertencente à família Cactáceae. “É conhecida também como a ‘fruta dragão’ (dragon fruit), devido à sua casca. Seus frutos apresentam diferentes formatos, presença ou não de espinhos e a cor da casca e polpa podem variar”, diz.

Poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias

Claudia Bastos de Oliveira, nutricionista, explica que a pitaya é rica em compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias, atuam na prevenção do câncer e do risco cardiovascular. A nutricionista Patrícia ressalta que a fruta, que conta com licopeno e caroteno, tem a capacidade antioxidante de prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o surgimento de doenças.

Auxílio no tratamento do diabetes

Patrícia destaca que a pitaya é rica em fibras solúveis que retardam a absorção do açúcar e, portanto, auxiliam no tratamento do diabetes mellitus.

Mais saciedade

Claudia lembra que, ainda devido à grande quantidade de fibras solúveis, a pitaya ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.

Melhora do trânsito intestinal

Patrícia destaca que a presença de fibras também ajuda no trânsito intestinal. E, conforme acrescenta Claudia, a fruta estimula o crescimento da microbiota intestinal (flora intestinal).

Redução do colesterol

As nutricionistas explicam que a fruta ajuda a controlar os níveis de colesterol, evitando assim problemas associados ao colesterol elevado.

Fonte de micronutrientes importantes

Claudia explica que a pitaya, além de ser fonte de fibras e carboidratos, é rica em micronutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas, que colaboram para a saúde dos ossos e dentes, na contração muscular e na produção de células vermelhas, além de compostos como o licopeno (encontrado no tomate) e caroteno (encontrado na cenoura).

Bom funcionamento do organismo

A pitaya contribui, de forma geral, para o bom funcionamento do organismo. “Apresenta compostos antioxidantes (polifenóis) e prebióticos (oligossacarídeos) que auxiliam no bom funcionamento do organismo, proporcionando melhora no sistema imunológico, regulação do trânsito intestinal, etc.”, explica Claudia.

Ajuda no processo de destoxificação

A nutricionista Claudia comenta que as fibras solúveis, presentes na fruta, podem também auxiliar na digestão e no processo de destoxificação, por minimizar os efeitos de substâncias tóxicas ao corpo, como metais pesados (chumbo, alumínio, cádmio, mercúrio, entre outros).

Contraindicações da pitaya

Patrícia explica que a pitaya só é contraindicada para pessoas com algum quadro de alergia ou intolerância à fruta.

Claudia reforça que, desde que consumida com moderação, assim como no caso de outras frutas, não há contraindicação no consumo da pitaya.

fonte

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Fruta dragrão: benefícios que vão muito além de seu sabor e beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Como recuperar a saúde dos fios após a queda de cabelo pós-covid

Compartilhe a Verdade A queda de cabelo pós-covid é uma queixa frequente entre as pessoas que já foram infectadas pelo vírus. Apesar de parecer simples, quando comparado aos outros sintomas da doença, a queda de cabelo assusta e mexa com a autoestima de muitas pessoas. Confira, a seguir, a explicação da dermatologista […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!