Mureré, planta aquática medicinal

Compartilhe a Verdade

Mureré é da família das Moraceae, também conhecida como Amapá doce, congona, mururé, murerú, murerú de terra firme, muirapiranga; urupi (Bolívia), quecho, tamamuri.

O perfume do Mureré lembra muito a do jasmim. Arbusto muito ramificado, de folhas mais ou menos ovais, flores violáceas ou roxas quando novas, brancas mais tarde. Talvez por isso ela ganha a fama de mudar as coisas difíceis, a cor da morte para a cor da pureza, do lilás ou roxo para a flor branca.

Seu nome cientifico é (Pistia stratiotes), planta aquática de origem amazônica, encontrada em lagos, lagoas e rios. Ela é conhecida popularmente por alface-d’água, pajé, erva-de-santa-luzia, flor-d’água, lentilha-d’água, mururé-pagé, pagé, pasta,. mureru e repolhinho-d’água.

Ela é muito popular entre os indígenas que a utilizam de várias formas para diversas enfermidades. É uma planta ornamental aquática, pouco exigente em relação ao local para crescimento, que possui raízes longas e folhas dispostas em rosetas.

A inflorescência é em forma de cachos, que possuem flores roxas ou rosadas. Propaga-se por folhas submersas, rizomas ou sementes.

A planta vegeta em todo tipo de água, seja pura, barrenta, poluídas ou paradas, exceto em água salgada. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antissifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, anti-inflamatória, diurética, emoliente, expectorante e maturativa. Então, confira agora os Benefícios do Mureré Para Saúde:

Benefícios da planta Mureré Para Saúde:

  • Mureré é utilizado, na medicina popular, em forma de pó, suco ou infusão para cicatrização de feridas, alívio de tosses, hemorroidas, para dores reumáticas e no controle da diabetes.
  • Ela é usada na medicina natural para alívio de várias enfermidades e principalmente na região amazônica, que possui pouco acesso aos postos de saúde e hospitais.
  • Mureré é usado em projetos paisagísticos para ornamentação de variados ambientes, embelezando o espaço com suas belas folhas e flores.
  • Mureré possui outra propriedade interessante que é para remoção de nódoas, óleos e graxas de roupas e produtos diversos. Basta deixar a planta alguns dias dentro de um balde com água, para liberação do princípio acre; depois esfregá-la no objeto. Suas raízes, após cozimento, constituem boa alternativa para alimentação de porcos.
  • Alivia as dores reumáticas, artríticas e da coluna. Estimulante do sistema nervoso. Depurativa, elimina feridas, úlceras, manchas da pele e afecções cutâneas originadas por impureza do sangue.

Como Usar a planta Mureré:

Na maioria dos casos, a forma de preparo do Mureré mais usado para absorver todos os efeitos medicinais é o chá. Mas, preste atenção! Pois a bebida não pode ser ingerida e, sim, usada na forma externa. A única forma de fazer uso das propriedades medicinais internamente é a partir da extração do látex. Este, por sua vez, deve ser misturado a outros chás com propriedades análogas.

Já em relação a casca, seu uso pode ser feito através da decocção, que é uma forma de deixar a casca da planta descansando em um pouco de água. Nesse caso, toda a substância dela é transferida para a água, que pode ser usada como compressa, por exemplo.

Mureré é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Onde Encontrar o Mureré:

Ele é encontrado em lagos, rios, lagos e serve como serve como habitat de peixes e micro invertebrados aquáticos, além de ser despoluidora da água.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Mureré, planta aquática medicinal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cipó mil homens, conheça suas propriedades medicinais

Compartilhe a Verdade Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro. Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!