Cipó mil homens, conheça suas propriedades medicinais

Compartilhe a Verdade

Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro.

Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo e jiboinha.

Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.

Conheça a planta

É uma trepadeira que se enrosca facilmente em outras árvores. Possui folhas em forma de coração. Suas flores amarelo-claras e grandes são visitadas por insetos. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Propaga-se pela divisão de ramos ou pelas sementes.

Cipó Mil Homens ( foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733788736-cipo-mil-homens-aristolochia-40-sementes-_JM)

Propriedades Terapêuticas

O cipó apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante, estomáquica, antisséptica, diaforética e emenagoga.

Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.

Os sertanejos acreditam que a planta espanta cobras peçonhentas e por isso é utilizado amarrado nas pernas para mantê-las distantes. Eles também costumam tomar uma dose diária do cipó com pinga; para prevenção de várias doenças.

A planta é usada também para espantar mau olhado e como amuleto de proteção para espantar problemas e maldições.

Chá do Cipó Mil Homens – Aprendendo a fazer e usar essa forte infusão

O chá dessa planta é muito conhecido por ser altamente eficaz, contudo deve ser tomado com moderação, pois é uma planq tóxica se consumir em excesso.

Infusão simples

Coloque duas colheres de sopa da erva (encontrada em casas de medicamentos naturais) em um litro de água fervente, deixando que ferva por 10 minutos. Deixe esfriar e tome de 2 a 3 xícaras por dia, de preferência meia hora antes das refeições.

Chá com argila

Misturar as propriedades do cipó com argila é um grande aliado nos tratamentos de tumores, cistos, miomas e até câncer. Há quem prometa que aplicando corretamente, 3 horas por dia ou durante toda a noite, de 15 a 25 dias o problema será eliminado. Basta misturar o chá da receita anterior a algumas colheres de argila, até fazer uma pasta, que deve ficar no lugar da enfermidade numa espessura de 0,5 a 1 centímetro.

Onde encontrar o Cipó-mil-homens?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Cipó mil homens, conheça suas propriedades medicinais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Impressionantes fotos dos lagos Plitvice, na Croácia

Compartilhe a Verdade Visitei os lagos Plitvice há quatro anos no inverno e fotografei o belo mundo congelado com cachoeiras geladas e paisagens brancas. Recentemente, voltei aos lagos para capturar o mesmo parque deslumbrante, mas desta vez cercado pelos tons coloridos do outono. Passamos dois dias no parque, o primeiro dia explorando […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!