Guaco: propriedades medicinais e formas de uso

Compartilhe a Verdade

O guaco ou Erva de Bruxa (Mikania glomerata Spreng), é encontrado facilmente e conhecido por ser um remédio natural para fortalecer os pulmões e acalmar a tosse. A propriedade medicinal da planta está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas respiratórias e auxilia na respiração.  Planta conhecida em outras regiões como guaco-cheiroso, cipó-almecega, cipó-caatinga, ervas-de-serpentes ou erva-de-cobra, é uma espécie nativa do Brasil, e é cultivada em todo o território nacional, mas, em maior quantidade no bioma Mata Atlântica. O surgimento natural dessa planta é em bordas de rios, matas primárias e planícies suscetíveis à inundação.

O guaco sempre foi muito conhecido pelos índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vêm alguns dos seus nomes populares). Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil, o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Existe também a tradição de usar a planta fresca e nova (cujas folhas emanam um aroma intenso e agradável) para manter as cobras afastadas.

possui um aroma estimulante e agradável, que expande o sistema respiratório ao inalar a infusão da planta.

 Receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

O chá de guaco é uma ótima solução caseira para acabar com a tosse persistente, pois possui uma potente ação broncodilatadora e expectorante. Esta planta medicinal, pode ser associada a outras plantas medicinais como o Eucalipto, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para o alivio da tosse e estimulante do sistema respiratório.

Algumas receitas que podem ser preparadas com esta planta medicinal incluem:

1. Chá de guaco com Mel

3 Receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

O chá de guaco com mel combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta medicinal, com as propriedades anti-sépticas e calmantes do mel. Para preparar este chá vai precisar de:

Ingredientes:

  • 8 folhas de guaco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de Preparo: 

Para preparar este chá, basta adicionar as folhas de guaco à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel. É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que sejam observadas melhoras.

2. Chá de guaco com Eucalipto

3 Receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

Este chá combina as propriedades do guaco, com as propriedades expectorantes e anti-inflamatórias do eucalipto. Para preparar este chá vai precisar de:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de guaco;
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de Eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo: 

Para preparar este chá, basta adicionar o guaco e as folhas secas ou óleo essencial à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos, coando antes de beber. Se necessário, este chá pode ser adoçado com mel, sendo recomendado beber 2 a 3 xícaras de chá por dia, conforme a necessidade.

3. Guaco com leite

3 Receitas com chá de guaco para aliviar a tosse

A vitamina de guaco, também é uma boa opção para acalmar a tosse, por exemplo.

Ingredientes:

  • 20g de guaco fresco;
  • 250 ml de leite (de vaca, arroz, aveia ou amêndoa);
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

Modo de Preparo: 

Leve ao fogo bando todos os ingredientes e mexa até o aroma das guaco estar bem evidente e o açúcar todo diluído. Quanto mais caramelizado estiver o açúcar, mais acalma a tosse. Isso significa mexer sempre, entre 5 e 10 minutos, depois do leite estar bem quente. Beba uma xícara morno, antes de dormir.

Receita de xarope de guaco

– 10 folhas frescas de guaco
– 2 xícaras de água
– 2 xícaras de mel
Modo de preparo
– Em um recipiente coloque as folhas picadas de guaco e a água.
– Deixe ferver e depois abafe por cerca de 10 minutos até amornar, depois coe o chá e acrescente 2 xícaras de mel.

Dicas de amarzenamento:
Em geral, o xarope pode ser conservado por 2 meses, mas é possível estender o prazo de validade acrescentando 10 gotas de própolis.
Para melhores resultados, é necessário tomar uma colher de sopa de xarope três vezes ao dia

Apesar de todos os benefícios, a substância não é recomendada para pessoas que usam medicações anticoagulantes e mulheres que têm fluxo menstrual muito intenso pois pode estimular ainda mais o fluxo sanguíneo.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Guaco: propriedades medicinais e formas de uso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Polenta de milho verde: aprenda 2 versões do prato italiano

Compartilhe a Verdade Nem só de fubá se faz polenta! Que tal experimentar uma versão ainda mais nutritiva, feita com milho orgânico? Pois é. O nome do prato tem origem latina e significa “flor da farinha”, mas ele também pode ser feito com o milho em sua versão mais natural com […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!