Mulheres na Bíblia – Sara, a mulher de Abraão

Compartilhe a Verdade

Em Gênesis, capítulo 10, vemos a descendência de Noé, a partir de seus três filhos nascidos após o dilúvio: Sem, Cam e Jafé. Já no capítulo 11 (A Torre de Babel) vemos especificamente os descendentes de Sem, lá para o versículo 26 é dito que um homem chamado Tera, filho de Naor, quando completou 70 anos de idade, foi pai de três fihos: Abrão, Naor e Harã.

O descendente de Tera, Abrão casou com Sarai e todos se mudaram para a cidade de Harã na terra de Canaã. Sarai não tinha filhos, pois era estéril. (Gn 11 – 30)

No capítulo 12 Deus chama Abraão, ordenando que saia de sua terra, entre os seus parentes, da casa do seu pai, para lhe entregar uma terra, prometendo que seus descendentes formariam uma grande nação abençoada. Ele respeitou as ordens do Senhor e levou junto sua esposa Sarai.

Já no capítulo 17, quando Abrão completou 99 anos, Deus apareceu a ele e disse que seu nome não seria mais Abrão, e sim Abraão. De sua esposa não seria mais Sarai, mas sim Sara.

“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?
E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!
E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Gênesis 17:1-19

No capítulo 18, Deus promete um filho a Abraão:

“E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.

Gênesis 18:9-15

No capítulo 21 acontece o nascimento de Isaque:

“E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.
E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.
E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.
E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava.
E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.
E pareceu esta palavra muito má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.
Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência.”

Gênesis 21:1-13

 Isaque em hebraico quer dizer “ele ri”.

*O outro filho que Sara cita é Ismael, o filho de Sara feito com Abraão através de sua serva Agar. Isaque é o pai do povo judeu, Ismael é pai do povo árabe.

Sara, que antes era estéril, foi protagonista, graças a Deus, de um grande milagre realizado e uma promessa completamente cumprida com a sua gestação e o parto de seu filho Isaque, que veio a ser pai de Jacó, avô de José e consequentemente linha ancestral do Messias, do Filho de Deus. Ela mesmo sendo já idosa recebeu uma graça, já que por não ter filhos se sentia muito envergonhada também, entretanto, nem ela mesmo acreditava e tinha fé que isso poderia ser possível, ainda assim Deus mostrou sua grandiosidade ao depositar nela a confiança de gerar o descendente da Terra Prometida.

Veja também:

Sobre a mulher na Bíblia

Mulheres na Bíblia – Zípora, a esposa de Moisés

Mulheres na Bíblia – A profetisa e parteira Miriam

Mulheres na Bíblia – Isaque e Rebeca, o nascimento de Esaú e Jacó

Mulheres na Bíblia – Leia e Raquel casam-se com Jacó, gerando as 12 tribos de Israel

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Mulheres na Bíblia – Sara, a mulher de Abraão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulheres na Bíblia – o Livro de Rute

Compartilhe a Verdade O Livro de Rute é um pequeno livro do Antigo Testamento que apresenta uma história simples de amor e dedicação entre uma jovem viúva moabita chamada Rute, e Noemi, sua sogra israelita. O livro conta a viagem delas para a terra natal de Noemi, Judá, e como Rute encontrou um novo marido e teve […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!