Mulheres na Bíblia – Zípora, a esposa de Moisés

Compartilhe a Verdade

Conhecemos Zípora, que veio a ser esposa de Moisés no segundo livro do Antigo TestamentoExôdo. Esta palavra quer dizer “saída”, e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. O livro tem quatro partes principais: 1) A libertação dos israelistas; 2) A viagem até o monte Sinai; 3) A aliança de Deus feita com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas; 4) A construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.

Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele libertou o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro. A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu para tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado “Eu Sou Quem Sou“. O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.

capítulo 2 do livro, descreve em seu início, o nascimento de Moisés, filho de um casal da tribo de Levi que foi abandonado numa cesta de junco, resgatado pela princesa do Egito que depois de criado, o adotou como filho legítimo.  Foi ela quem pôs nele o nome Moisés, dizendo: “Eu o tirei da água” (Exôdo 2: 10).

*Moisés em hebraico soa parecido com a palavra que quer dizer “tirei”

Ainda neste capítulo, Moisés vai visitar o seu povo e vê como os israelitas eram obrigados a fazer trabalhos pesados. Viu também um egípcio batendo num israelita, um patrício seu. Ele o matou, e depois, diante das circunstâncias, fugiu do Egito, achando que poderia ter sido descoberto.

Ele fugiu e foi morar na terra de Midiã. E é nessa terra que ele enc0ntra com sua futura esposa Zípora. Confira o trecho do segundo capítulo que relata o encontro:

Jetro, o sacerdote de Midiã, tinha sete filhas. Certo dia, quando Moisés estava sentado perto de um poço, elas vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber às ovelhas e às cabras do seu pai.17Então chegaram alguns pastores e começaram a enxotar as moças dali. Porém Moisés se levantou, e as defendeu, e deu água aos animais. 18Quando elas voltaram ao lugar onde o seu pai estava, ele perguntou:
— Por que é que vocês voltaram tão cedo hoje?
19Elas responderam:
— Um egípcio nos defendeu dos pastores, tirou água para nós e ainda deu água para os nossos animais.
20— E onde está ele? — perguntou Jetro. — Por que vocês o deixaram lá? Vão chamá-lo para que venha jantar com a gente.
21Depois Jetro convidou Moisés para ficar morando ali, e ele aceitou. Então Jetro lhe deu a sua filha Zípora em casamento. 22Quando ela teve um filho, Moisés pôs nele o nome de Gérson e disse:
— Sou hóspede em terra estrangeira.
23Alguns anos depois o rei do Egito morreu, mas os israelitas continuaram gemendo por causa da sua escravidão. Eles gritavam pedindo socorro, e os seus pedidos chegaram até Deus. 24Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó.25Deus viu a escravidão dos israelitas e ficou preocupado com eles.”

Quando Moisés retornou ao Egito conforme a ordem do Senhor, Zípora e seus filhos o acompanharam (Êxodo 4:20). Parece que Zípora de certa forma se opôs à circuncisão do filho do casal. Porém ela própria procurou resolver essa questão quando percebeu que a ira do Senhor se ascendeu contra Moisés por causa daquela omissão (Êxodo 4:24-26).

“24Durante a viagem para o Egito, num lugar onde Moisés e a sua família estavam passando a noite, o Senhor se encontrou com Moisés e procurou matá-lo. 25Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse:
— Você é um marido de sangue para mim.

26Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o Senhor deixou Moisés viver.”Em algum momento depois desse episódio, Moisés enviou sua família de volta para seu sogro em Midiã. É possível que isto tenha acontecido em decorrência do período em que Deus enviou as dez pragas sobre o Egito. Nesse caso, talvez Moisés tenha procurado proteger Zípora e seus filhos. Depois, quando Israel saiu do Egito e chegou ao deserto do Sinai, Jetro levou Zípora e os filhos até Moisés (Êxodo 18:1-6).“1Jetro, o sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, soube de tudo o que Deus havia feito por Moisés e pelo povo de Israel. E soube também como o Senhor havia tirado do Egito os israelitas. 2Então ele foi para o lugar onde Moisés estava, levando Zípora, a mulher de Moisés. Moisés havia mandado Zípora e os dois filhos dela para a casa de Jetro. 3O nome de um deles era Gérson, pois Moisés tinha dito: “Sou hóspede em terra estrangeira.”4O nome do outro era Eliézer, pois Moisés tinha dito: “O Deus do meu pai me ajudou e não deixou que eu fosse morto pelo rei do Egito.”

*Gérson em habraico soa parecido com a palavra que quer dizer “hóspede”
*Eliézer em hebraico soa parecido com a sentença que quer dizer “Deus me ajuda”

Veja também:

Sobre a mulher na Bíblia

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Mulheres na Bíblia – Zípora, a esposa de Moisés

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulheres na Bíblia – A profetisa e parteira Miriam

Compartilhe a Verdade A milagrosa travessia do Mar Vermelho é um momento de exultação para todo o povo de Israel, que é relatado no segundo livro da Bíblia, o Êxodo. Para Míriam é uma hora de profunda exaltação e de agradecimento. Sua profecia finalmente se realizara: Moisés libertara os hebreus […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!