Brócoli Romanesco – Fractal

Compartilhe a Verdade

O brócolis romanesco (também conhecido como couve-flor romanesco ou simplesmente romanesco) é um broto de flor comestível da espécie Brassica oleracea var. botrytis, uma variedade da espécie a que pertencem também a couve-flor, o brócolis, a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas. É originário da Itália, mais precisamente de Roma, o que explica a origem do seu nome.

Romanesco tem uma aparência impressionante porque sua forma é uma aproximação natural de um fractal.

A inflorescência (broto) é de caráter autossimilar (partes se assemelham entre si e ao todo), com os meristemas ramificados formando uma filotaxia de espiral logarítmica.

Nesse sentido, a forma do broto se aproxima de um fractal natural; cada broto é composto por uma série de brotos menores, todos dispostos em mais uma espiral logarítmica. Esse padrão autossimilar continua em vários níveis menores. O padrão é um fractal aproximado, já que o padrão termina quando o tamanho do recurso se torna suficientemente pequeno.

Os números de espirais em sentido horário e anti-horário na cabeça dos brócolis romanesco são Números de Fibonacci.

A Sequência de Fibonacci e o mundo das plantas têm muito em comum: ambos crescem por recursividade (construídos sobre si mesmos), têm interconectividade entre todas as partes, exibem equilíbrio dinâmico durante o crescimento, autossimilaridade fractal, ciclos recorrentes, otimização, beleza elegante e muito mais.

Observamos o compreensível mundo das formas no céu e o mundo visível de objetos materiais na Terra, através do princípio geométrico da autossimilaridade (micro e macro). Desde o padrão espiral autossimilar do brócolis romanesco até os braços das galáxias, as espirais logarítmicas são padrões onipresentes e arquetípicos.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Brócoli Romanesco – Fractal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Livro das Mil e uma Noites

Compartilhe a Verdade Traído pela esposa, o sultão Shariar, o Rei da Pérsia da dinastia dos Sassânidas (3 d.C a 7 d.C) decide se casar com uma dama a cada manhã e matá-la após as núpcias, na manhã seguinte, de forma que ele nunca mais seria traído. Sherazade, uma das […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!