O que é a Educação Clássica?

Compartilhe a Verdade

“…é o cultivo da sabedoria e da virtude através da alimentação da alma com o Verdadeiro, o Bom e o Belo por meio das sete artes liberais” –  Andrew Kern.

Educação Clássica ou Humanidades é como se denomina o modelo/paradigma educacional herdeiro da Paideia greco-romana, cujo significado é a formação e cultivo integral do ser humano, em sua dimensão moral e ética que visa a formação cultural do ser excelente/virtuoso, aquele que venha adquirir a “areté”, termo grego que significa mérito ou qualidade nos quais alguém é mais excelente; excelência do corpo, da alma e da inteligência.

Esse paradigma Clássico compreende a educação como a mais nobre das artes no sentido que impõe formas (ideias e ideais) não sobre a matéria, como fazem outras artes (como a carpintaria e escultura) mas sobre a mente.

Educação Clássica tem como elementos constitutivos as chamadas Artes Liberais cujas origens remontam aos pitagóricos, sofistas, Aristóteles e Platão; florescendo na Alexandria do Século II e no Império Romano até desenvolver-se como metodologia de ensino da escolástica medieval e posteriormente do Século XV em diante, tornando-se ensino propedêutico para o ingresso no ensino superior.

Ensino Clássico oferece dessa forma, recursos para exercitar talentos de todos os níveis, desde a inauguração do intelecto jovem até o período de sua máxima maturidade. A esfera dos estudos clássicos estende-se desde os elementos da linguagem até as mais difíceis questões que emergem da pesquisa e da crítica literária passando pela lógica/dialética que se complementa com as quatro artes da matéria (aritmética, geometria, astronomia e música).

As artes liberais são compostas do Trivium (lógica, gramática, retórica) e do Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia.

Todas as faculdades da mente são empregadas: não só as capacidades de memória, julgamento e raciocínio como também o refinamento e a imaginação ocupam-se e são aprimorados.

A partir da Modernidade o paradigma Educacional Clássico foi sendo aos poucos substituído nos países Ocidentais por uma pedagogia moderna cujos objetivos não eram mais a formação integral do homem, mas o ensino de “tudo”, a “todos”, de forma rápida, universal, como simples técnica, direcionada para formação profissional. Todavia isso não significou o abandono completo do modelo pedagógico clássicos por parte dos países Ocidentais, mas sua incorporação e modificação junto a outras metodologias.

Ao pensar sobre homeschooling você provavelmente já se deparou com o questionamento: o que vou usar como guia, como currículo? Onde vou achar algo em português?

A educação clássica não é bem um método, mas um caminho para ser trilhado durante o processo de formação dos seus filhos. É também um modelo de educação muito diferente do da escola; é necessário se desvencilhar da escolarização, desse tipo enrijecido e pré-fabricado.

Qual o objetivo da Educação Clássica?

Como Harvey e Laurie Bluedorn disseram, “o objetivo de um estilo clássico de ensino doméstico é o de acompanhar as crianças nas habilidades que as farão capazes de ensinar a si mesmas no que quer que necessitem aprender por toda a vida”. Portanto, ela não visa passar informações, nem ter um professor grudado na cola do aluno o tempo todo ajudando-o a preencher uma prova de múltipla escolha. Ela quer preparar a criança para a vida, de forma a prepará-la para a vida adulta madura, levando-a a ser capaz de aprender o que precisarem.

Se pensarmos na educação clássica cristã, podemos “limitar o sentido de “clássico” para incluir somente o que seja de boa forma e valor duradouro (=clássico), e que seja conforme um padrão bíblico dentro de uma cosmovisão bíblica (=cristã). Nós devemos peneirar cuidadosamente tudo que é clássico no sentido humanista através da peneira crítica das Escrituras, e nós devemos dar ao que quer que passe por esta peneira um novo sentido dentro da cosmovisão bíblica (=cristã)” (Harvey e Laurie Bluedorn, 2001).

O que é o Trivium?

A educação clássica se estrutura através de três etapas do Trivium. E o que é isso? Do latim, Trivium significa “três vias”, ou “três caminhos”. O ensino dos antigos era baseado nesses termos, que consiste em três fases: Gramática, Lógica e Retórica.

Na Gramática, a criança desde beeem pequeninha vai memorizar os fatos, eventos, datas… ou seja, “o que, quando, onde”. (Quantos dentes tem um crocodilo? Qual o nome de certa flor? O que aconteceu em 1500 no Brasil? Memorizar poemas e passagens bíblicas, etc etc). É a memorização de longo prazo, ao contrário da que temos na escola.  Ela é a fase fundamental, onde serão lançadas as bases.

Na Lógica, a criança/adolescente começa a perguntar os porquês, já demonstra pensamento um pouco mais analítico, faz conexões entre os fatos que ela viu lá na fase da Gramática e tira as conclusões. É necessário ter uma capacidade de leitura fluente, para que haja um bom desenvolvimento, além de ter firme os conceitos básicos da matemática.

Já na Retórica, o jovem se expressa de modo mais polido, mais convincente, mais maduro… Nessa fase ele é capaz de observar e identificar os argumentos apresentados pelos outros, sabendo se é um argumento adequado, verdadeiro, etc. Resumindo, foca em como se expressar, no pensamento abstrato e  na articulação.

É importante frisar que o Trivium não é um currículo pronto, desses que você pega o livro e as atividades e aplica com seus filhos. Ele é um modo como educá-los, passando pelos três estágios de desenvolvimento da criança para ensiná-la.

Como disseram Harvey e Laurie Bluedorn: “O método clássico sempre foi bem sucedido por milênios porque ele se conforma à natureza das coisas criadas. Ele funciona porque bate com a realidade. Se nós alguma vez aprendemos algo, foi pelo método do trivium – quer saibamos, quer não. Porém, é sempre melhor saber o que estamos fazendo, e é isso que tentamos ajudar os homeschoolers a fazer.”

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “O que é a Educação Clássica?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Oito estados americanos já têm leis contra atletas transexuais em esportes femininos

Compartilhe a Verdade O rapper Zuby nunca foi atleta profissional. Mas, de alguma forma, ele detém o recorde britânico de levantamento de peso na categoria feminina. Em 2019, logo após se declarar mulher, ele ergueu 238 quilos, acima das marcas alcançadas pelas atletas mulher de seu país. Embora a atitude […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!