“O estresse é altamente maléfico para a saúde”, diz Claudia Feitosa-Santana Adriana Vichi / Divulgação
Neurocientista explica a importância de controlar o que sentimos: “Com isso, até as dificuldades podem ser um superpoder”
Autora de “Eu Controlo como me Sinto” comenta diferença entre respeito e empatia e ressalta que razão e emoção andam juntos: “O sentimento depende do racional, e vice-versa”
Até quem não leu O Pequeno Príncipe conhece a frase “tu és eternamente responsável pelo que cativas”, de Saint-Exupéry. A ideia é que, ao conquistar o afeto de alguém, nos tornamos responsáveis pelo que a pessoa sente. Em Eu Controlo como me Sinto (Planeta), a neurocientista Claudia Feitosa-Santana, 51 anos, defende que não há ninguém responsável pelo emaranhado de sentimentos que carregamos além de nós mesmos. Ainda que outra pessoa tenha provocado situações negativas.
Professora e palestrante com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Chicago, ela explica como funciona nosso circuito emocional, do surgimento de uma emoção até a transformação em sentimento – que precisa da ação da razão. Ao apresentar um manual sobre o nosso processo emocional, a intenção de Claudia é fazer com que a gente se aproprie do que acontece dentro de nós.
“Tu és eternamente responsável por aquilo que sentes”, escreve ela. É um chamado para assumirmos o poder sobre as nossas emoções.
Você afirma que emoção e sentimento são coisas distintas e que é importante reconhecer um e outro para ter autocontrole. Pode explicar as diferenças?
Emoção e sentimento correspondem a dois estágios do nosso processamento emocional. A emoção é o que vem primeiro e se refere ao que acontece no corpo, ao nosso estado físico. É o batimento cardíaco, a boca seca, a mão suada, a tremedeira, a náusea. É a primeira pista para entender o que estamos sentindo. E o que é o sentimento? É a junção dessas emoções com a razão. Ou seja, você precisa de razão e emoção para entender como se sente. É por meio da razão que você interpreta suas emoções, ou seja, o que acontece no nosso corpo. O sentimento é o que você vai nomear de tristeza, raiva, indignação, incômodo, felicidade, esperança.
GZH
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🕊️
Muito bom! Luz p’ra nós!