As flores e os polinizadores

Compartilhe a Verdade

Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume e às vezes com cheiro de materiais em decomposição. É grande a variedade de cores, tamanhos e perfumes das flores, sendo que cada uma dessas características desempenha um papel fundamental para a planta. O principal papel da flor é a reprodução, por isso cada planta é portadora de uma estratégia única de atração de polinizadores.

Uma grande quantidade de plantas é polinizada por insetos. Acredita-se, inclusive, que insetos e plantas coevoluíram. Dentre os insetos, podemos citar a polinização por besouros, abelhas, mariposas e borboletas.

As flores visitadas por besouros apresentam cores pouco vistosas e geralmente um odor muito forte. Isso ocorre porque muitos besouros possuem olfato altamente desenvolvido, diferentemente da visão. Os odores nessas plantas assemelham-se a alimentos em processo de fermentação. Dentre os vegetais polinizados por esses animais, podemos citar os lírios e as magnólias.

As flores polinizadas por abelhas são geralmente azuis ou amarelas, nunca vermelhas. Essa característica deve-se ao fato de que abelhas enxergam o ultravioleta, e não conseguem ver o vermelho. Algumas orquídeas desenvolveram inclusive armadilhas para atraí-las. Um exemplo é a espécie Ophrys speculum que apresenta um formato parecido com o da fêmea da abelha, fazendo com que o macho tente copular com ela e, assim, entre em contato com o pólen. As abelhas constituem um grupo de grande importância, pois são responsáveis pela polinização de inúmeras espécies vegetais.

Além de insetos, as flores podem ser polinizadas por aves e, nesse caso, elas apresentam-se coloridas e sem odor. Isso ocorre porque as aves apresentam boa visão, mas não possuem um bom olfato. Essas plantas produzem muito néctar, uma vez que esses animais precisam de grande quantidade para suprir suas necessidades metabólicas.

Os morcegos também fazem o papel de polinização. Eles geralmente visitam flores grandes com grande quantidade de néctar. Como possuem hábitos noturnos, as flores polinizadas por eles não são muito vistosas. Além disso, possuem odor forte semelhante a frutos maduros. Podemos citar as mangueiras como plantas polinizadas por esses mamíferos.

Além dos animais, as flores podem ser polinizadas pelo vento e pela água. Nesses casos, elas apresentam-se sem néctar, pouco vistosas e sem odor.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “As flores e os polinizadores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulheres na Alquimia - Marie Meurdrac

Compartilhe a Verdade   Marie Meurdrac (1610 – 1680) foi uma química e alquimista francesa conhecida por escrever La Chymie Charitable et Facile, en Faveur des Dames (Química Fácil para Mulheres), um tratado sobre química destinado a mulheres comuns. Os estudiosos argumentam que este foi o primeiro trabalho sobre química […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!