
A vassourinha-doce, também conhecida como coerana-branca, tupiçaba ou vassourinha cheirosa, é uma planta medicinal rica em ácidos graxos, diterpenos e flavonóides, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hiperglicêmicas, expectorantes e antissépticas.
Por isso, a planta é muito usada como tratamento caseiro para a cólica intestinal, tosse, diabetes, infecção urinária, entre outras. Além disso, devido a suas propriedades digitais, também pode ser usada para o alívio de sintomas relacionados a problemas respiratórios e na melhora da circulação sanguínea.
Ademais, a vassourinha-doce pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, sendo mais comum nas áreas abertas do Rio Grande do Sul. E é uma planta que floresce o ano todo, além disso, você pode usar todas as suas partes para fazer chás ou infusões.
Vassourinha-doce: para que serve
Normalmente, as propriedades medicinais presentes na vassourinha-doce são indicadas para:
- Coceira, brotoeja ou alergia na pele;
- Cólica intestinal ou má digestão;
- Hemorroida;
- Tosse, asma ou bronquite;
- Dor de ouvido;
- Diabetes;
- Malária;
- Infecção urinária;
- Corrimento vaginal ou vaginite;
- Retenção de líquidos;
- Varizes.
De acordo estudos realizados, a vassourinha-doce também pode ser usada no tratamento da herpes. Pois, a planta medicinal auxilia na diminuição da multiplicação do vírus causador da herpes simples.
Benefícios da vassourinha-doce
1- Melhora sintomas relacionados a problemas respiratórios
Entre os benefícios da vassourinha-doce, um deles é auxiliar na melhora de sintomas relacionados a problemas respiratórios como asma e bronquite.
2- Propriedades diuréticas
Outro benefício da vassourinha-doce é ser um potente diurético natural. Portanto, ao consumir o chá da planta, vai ajudar na prevenção de retenção excessiva de líquido e na saúde dos rins. E, consequentemente, também combate o inchaço.
3- Melhora a aparência da pele deixando mais saudável
Ademais, a vassourinha-doce é um antibiótico e purificante natural. Por isso, também pode ser usada no tratamento de problemas na pele. Por exemplo, infecções, alergias e coceiras. Além de deixar a pele com um aspecto mais saudável.
Efeitos colaterais
Enfim, não se sabe quais são os efeitos colaterais da vassourinha-doce. Por isso, mesmo sendo natural, seu uso deve ser sob a orientação de um médico ou de um profissional que tenha experiência em plantas medicinais.
Além disso, mulheres grávidas não devem usar a vassourinha-doce. Pois, pode aumentar os riscos de aborto. Da mesma forma, mulheres que estão amamentando não devem usar a planta.
Como fazer o chá de vassourinha-doce
Em suma, para preparar o chá de vassourinha-doce você pode utilizar todas as partes da planta. Pois, em qualquer parte é possível extrair suas substâncias ativas. Portanto, para preparar o chá você vai precisar de:
Ingredientes
-
- 10 g de vassourinha-doce;
- 500 mL de água.
Modo de preparo e consumo
Primeiramente, coloque a vassourinha-doce em uma panela e acrescente a água. Então, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos.
Em seguida, deixe o chá amornar, coe e beba no máximo 4 xícaras por dia.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Lpn!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Não conhecia. Valeu pela matéria!
Que maravilha, plantinha poderosa!
Luz p’ra nós!