Biomas brasileiros: Amazônia

Compartilhe a Verdade

A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 (IBGE,2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los nem destruir o habitat natural.

A Amazônia é umas das regiões do mundo de maior biodiversidade, servindo de habitat para inúmeras espécies de animais e vegetais.

  • Flora amazônica

Na Amazônia podem ser encontradas mais de 40 mil espécies de plantas. Dentre elas, podemos destacar o açaí, bastante utilizado na alimentação.
Na Amazônia podem ser encontradas mais de 40 mil espécies de plantas. Dentre elas, podemos destacar o açaí, bastante utilizado na alimentação.

A flora amazônica é extremamente diversificada, apresentando cerca de 40.000 espécies de plantas. Essas espécies são de extrema importância, não apenas para o equilíbrio do ecossistema, mas também pelo seu valor econômico, sendo utilizadas, por exemplo, na alimentação e fabricação de medicamentos. São exemplos de plantas pertencentes à flora amazônica: andiroba, bacuri, castanheira, açaí, seringueira, entre outras.

  • Fauna amazônica

O peixe-boi-da-amazônia é um mamífero que compõe a fauna amazônica. Embora sua caça seja ilegal, ela ainda ocorre para o consumo de sua carne.
O peixe-boi-da-amazônia é um mamífero que compõe a fauna amazônica. Embora sua caça seja ilegal, ela ainda ocorre para o consumo de sua carne.

Assim como a flora, a fauna da Amazônia também é bastante diversificada, apresentando cerca de 1.300 espécies de aves, 3 mil espécies de peixes, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis e mais de 300 espécies de mamíferos. São exemplos de animais pertencentes à fauna amazônica: o peixe-boi-da-amazônia, boto-vermelho (ou cor-de-rosa), lontra, ariranha, entre outros.

Importância da Amazônia

A Amazônia atua na regulação climática, tendo influência direta sobre os regimes de chuva no continente. Em virtude da evapotranspiração (soma da evaporação da água pela superfície do solo com a transpiração das plantas), o ar em movimento mantém-se úmido, direcionando as chuvas para o interior do continente.

A Amazônia atua também na retenção de carbono atmosférico, por meio da absorção desse gás pelas plantas, contribuindo assim com a diminuição da quantidade de dióxido de carbono que é lançado na atmosfera. Além disso, é importante destacar a importância da Amazônia para os povos que dependem unicamente dela para tirar todo o seu sustento, como os povos indígenas, as populações ribeirinhas, entre outros.

Ameaças à Amazônia

A construção de barragens altera as características dos corpos d'água, afetando, assim, todo o ecossistema aquático.
A construção de barragens altera as características dos corpos d’água, afetando, assim, todo o ecossistema aquático.

Embora apresente uma importância a nível mundial, a Amazônia sofre constantes ameaças em razão das ações antrópicas, a saber:

  • Queimadas;
  • Desmatamento, seja para extração de madeira, seja para a abertura de áreas para a agropecuária;
  • Mineração;
  • Biopirataria;
  • Construção de obras de infraestrutura, como as hidrelétricas.

Mediante a importância desse bioma e todo o processo de destruição que vem sofrendo, foi estabelecido o dia 05 de setembro como o Dia da AmazôniaEssa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse bioma para todo o mundo e a necessidade de sua preservação.

Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do escossistema local, porém. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis.

Ademais, a riqueza natural da Amazônia se contrapõe dramaticamente aos baixos índices sócio-economicos da região, de baixa densidade demográfica e crescente urbanização. Desta forma, o uso dos recursos florestais é estratégico para o desenvolvimento da região.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Biomas brasileiros: Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pintura grega em cerâmica

Compartilhe a Verdade A pintura grega encontra-se na arte cerâmica, porque, infelizmente, tivemos quase o desaparecimento total da pintura maior.  Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!