Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e possíveis alterações

Compartilhe a Verdade

A menstruação consiste na descamação das paredes internas do útero quando a fecundação não é realizada. Ou seja, o organismo feminino se prepara para a gravidez, e quando ela não ocorre, a membrana interna do útero, o endométrio, se desprende. Logo, provoca os sangramentos, que fazem parte do ciclo reprodutivo feminino que ocorre todo mês. Por isso, normalmente durante a gravidez não ocorrem menstruações. Mas, existe uma dúvida sobre quando ocorre a menstruação pós-parto.

A princípio, a menstruação pós-parto varia conforme a presença ou falta da amamentação. Isto é, caso a mãe esteja amamentando, ocorrem picos do hormônio prolactina, que inibe a ovulação. Consequentemente, afeta o ciclo menstrual, havendo leves sangramentos ou a ausência deles.

Portanto, é comum a mulher não menstruar no pós-parto, ou também ter leves sangramentos de escapes por várias semanas. Por outro lado, também pode ocorrer outro sangramento, denominado loquiação. Em suma, consiste no período em que o organismo realiza o processo de cicatrização do útero, tendo intensos sangramentos.

 

 

Loquiação: Intenso sangramento pós-parto

Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e possíveis alterações
Vix

 

Após ocorrer o parto, o organismo feminino inicia um processo de cicatrização do útero. Ademais, com esse processo ocorrem intensos sangramentos, que não são caracterizados como menstruação. Em suma, a menstruação consiste na descamação do endométrio pela ausência de fecundação.

Enquanto que a loquiação se baseia na contração do útero em decorrência do descolamento da placenta. Geralmente, esses sangramentos duram em torno de 40 a 45 dias, que é o tempo que o útero leva para se cicatrizar. Além disso, sua coloração avermelhada é bem intensa no início.

 

 

Quanto tempo depois do parto vem à menstruação?

Vix

 

A menstruação pós-parto tem influencia direta com o período de amamentação de cada mulher. Pois, um dos principais inibidores da menstruação pós-parto é a amamentação. Visto que, ela influencia na produção do hormônio chamado de prolactina, responsável pela produção de leite.

Em síntese, esse hormônio acaba inibindo a ovulação e provocando atraso na menstruação. Logo, quando o processo de amamentação começa a diminuir, a prolactina diminui, e a ovulação volta a ocorrer normalmente aos poucos.

Por outro lado, algumas mulheres não amamentam, então a menstruação tende a voltar entre 1 a 3 meses após o parto. Dessa forma, quanto mais tempo tiver a amamentação, mais distante será a primeira menstruação pós-parto.

E, assim que diminuir as mamadas, o organismo volta a ovular. Porém, os níveis hormonais podem variar entre as mulheres, e a alimentação também pode influenciar.

Por fim, é importante ressaltar que após o parto a mulher deve evitar ter relações sexuais nos primeiros 40 dias, período chamado de quarentena. Pois, o útero se encontra em processo de recuperação. Por isso, praticar relações sexuais nesse período pode aumentar os riscos de infecção.

 

 

Alterações comuns na menstruação pós-parto

Dicas de Mulher

 

Ademais, no pós-parto a menstruação pode sofrer algumas alterações. A princípio, é normal que o ciclo menstrual fique irregular. Isto é, tendo fluxos diferentes durante cerca de 2 a 3 meses.

Porém, após esse período ela tende a se estabilizar novamente. Mas, caso não se regularize, consulte um ginecologista para analisar seu caso e indicar soluções adequadas. No entanto, a primeira ovulação depois do parto é imprevisível.

Então, a mulher deve adotar algum método contraceptivo, mesmo durante o período de amamentação. E, deve ser um contraceptivo recomendado por seu ginecologista, para evitar alterações hormonais que prejudiquem a sua saúde.

Por outro lado, a regularidade do ciclo menstrual também é influenciada pelo uso de anticoncepcionais. Portanto, se a mulher amamentar por 6 semanas após o parto e tomar anticoncepcionais, ele irá influenciar na quantidade de leite produzido.

Diante disso, o leite diminuirá, e terá uma menor qualidade também. E, caso a mulher opte por não amamentar, ela pode tomar contraceptivos logo após o parto. Por exemplo, o anticoncepcional normal, ou 48 horas após o nascimento, o DIU, o que irá auxiliar na regulação do ciclo menstrual.

Por fim, a coloração também pode ser afetada na menstruação pós-parto. Em suma, pode vir mais avermelhada ou mais amarronzada.

 

Tem diferenças entre a menstruação pós-parto normal ou cesária?

Melhor com Saúde

 

Algumas mulheres se questionam se a menstruação pós-parto é influenciada pelo tipo de parto realizado, seja normal ou cesária. Entretanto, não existem diferenças no parto, pois eles não influenciam na data que a menstruação irá descer. Portanto, a única coisa que irá influenciar diretamente na menstruação pós-parto é a amamentação.

 

 

É possível engravidar no resguardo?

Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e possíveis alterações
Bebê Abril

 

Sim, é possível engravidar antes de voltar a menstruar. Ademais, o período mais seguro para que não ocorra a gravidez é entre os 2 primeiros meses após o parto. Além disso, com 40 dias deve ser iniciado o uso do anticoncepcional. Diante disso, a pílula mais recomendada para o pós-parto é à base de progesterona. Pois, são mais fracas e protegem contra uma possível gravidez indesejada.

No entanto, mulheres que não amamentam têm seus ciclos ovulatórios normalizados mais rapidamente. Desse modo, a menstruação pós-parto pode retornar mais rapidamente. Consequentemente há maiores chances de engravidar.

Como é a libido no pós-parto?

Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e possíveis alterações
Globo

 

Devido às ações dos hormônios durante e após o parto, existem casos em que a libido some. No entanto, existem tratamentos para essas situações. Diante disso, recorra a uma ajuda médica, que irá avaliar seu caso e indicar medicamentos apropriados para equilibrar os hormônios.

Por outro lado, algumas mulheres aumentam bastante o seu desejo de ter relações sexuais após o parto. Entretanto, as primeiras relações podem vir acompanhadas com secura vaginal, que podem provocar incômodo. Pois, as alterações hormonais influenciam na lubrificação.

Logo, investir em gels lubrificantes contribui com a umidade vaginal e aumentam o prazer. Por exemplo, o gel FamiGel que é produzido a base de água, ajudando no controle do pH vaginal.

 

 

 

Fonte

 

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e possíveis alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Biomas brasileiros: Amazônia

Compartilhe a Verdade A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 (IBGE,2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul). A bacia amazônica é […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!