Saudações irmãs, a receita do bolo de tangerina é da nutricionista Joana Abreu. Bem curioso com 5 ingredientes.
Mas antes, vamos conhecer a história da fruta e os benefícios?
História
As tangerinas são originárias do sudeste do continente asiático, mais especificamente do sul da China, onde possuem cultivo há milênios, muito antes de Cristo. Por sua vez, o tipo conhecido atualmente como Ponkan surgiu, provavelmente, no período entre 265 e 419 d.C.
Dessa forma, as tangerinas são inclusive mais antigas do que as próprias laranjas. Estudos genéticos analisaram diferentes espécies de citros e constataram que a laranja doce (C. sinensis (L.) Osbeck), mais comum no dia-a-dia, é resultado de um cruzamento de tangerina com outra espécie de citros, a toranja (Citrus máxima). Ou seja, as laranjas são filhas de tangerina com toranja.
No entanto, apesar de antigas, as tangerinas só foram levadas para fora de sua origem a partir de 1800, quando chegaram a Inglaterra. Dali foram para a Itália e outras regiões europeias. Enquanto isso, no Brasil, a fruta chegou por ocasião do descobrimento e espalhou-se por quase todos os estados, sendo São Paulo atualmente seu maior produtor.
Benefícios
- Combate a gordura abdominal: para quem quer se livrar dos famosos pneuzinhos, a tangerina pode ser a solução. Pesquisas realizadas em ratos mostraram uma redução de 60% da gordura abdominal. As fibras também auxiliam no bom funcionamento do intestino, reduzindo a sensação de inchaço abdominal;
- Previne a obesidade: os pesquisadores da Universidade Oeste do Ontário também comprovaram que a tangerina previne a obesidade e a síndrome metabólica. Foram realizados testes em ratos. O grupo de ratos que foi alimentado com Nobiletin, um flavonoide presente na tangerina e não ficou obeso após uma alimentação calórica;
- Ajuda a combater o câncer: Uma substância extraída da casca da tangerina pode matar algumas células cancerígenas humanas, de acordo com pesquisa da Leicester School of Pharmacy. Os estudiosos descobriram que esse composto, chamado Salvestrol Q40, pode destruir essas células. Ainda estão sendo realizados estudos em laboratórios para comprovar as propriedades anticancerosas da mexerica. A descoberta pode oferecer uma nova abordagem para encontrar um tratamento para cânceres como de mama, pulmão, próstata e ovário. Além disso, diversas pesquisas relacionam o consumo das frutas cítricas com a redução do risco de diversos tipos de cânceres.
Receita
- 4 tangerinas
- 1 e 1/2 chávena de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 8 colheres de sopa de açúcar ou adoçante
- 3 ovos
Modo de preparo
- Corte as tangerinas em quatro e retire os caroços. Esta receita é com a casca da tangerina.
- Junte todos os ingredientes num liquidificador até obter uma mistura homogénea.
- Coloque a mistura numa forma e leve ao forno, a 180°C, durante 35 minutos.
- Por fim, pode adicionar fatias de tangerina na base e no topo da massa, se assim o desejar.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Lpn!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós
Que delícia e super fácil de fazer! Uma das minhas frutas preferidas. Ela realmente ajuda muito com intestino preso. Luz p’ra nós!
não sou tão fã dessa fruta e outras cítricas, mas como por que nosso corpo precisa, é importante cuidar de dentro pra fora todo dia! E alimentação é um caminho. Deus se alegra por esforçar, e vc tbm se ajudando pro intestino ^^
Luz pra nós!
Delícia 😋
Luz para nós!!
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Que diferente. Parece gostoso 🧡
humm, um bolinho é sempre bem vindo!😋