Hanami: o costume japonês de apreciar as flores

Compartilhe a Verdade

Literalmente, hanami significa “contemplar ou apreciar as flores” e o hábito está associado principalmente ao período de Sakura, que é quando as flores de cerejeiras, espécie típica do arquipélago japonês, desabrocham. Com a chegada da primavera no dia 22, seria uma ótima oportunidade de colocar este costume em prática aqui no Brasil.

Os registros remontam que o costume que originou o hanami já era comum na época Nara no Japão (Séc. VIII). Naqueles tempos, as flores de Umê, uma outra espécie de árvore asiática, eram os focos das observações culturais. Nos séculos seguintes, a flor da Sakura atraiu as atenções e originou o hanami, que se desenvolveu na celebração atual como é.

O hanami é, no entanto, mais do que o simples ato observar as flores. Na prática habitual de celebração às flores, não é incomum que famílias japonesas vá a parques, faça piqueniques com amigos e passe horas observando o fenômeno da primavera local que colore as árvores.

Este aspecto do costume já foi parcialmente difundido na capital paulista, por exemplo, durante a Festa das Cerejeiras, festival de cultura japonesa que acontece em agosto, época em que as flores de cerejeiras desabrocham no Brasil. Neste evento, a tradição é convidar os amigos e a família para um piquenique em meio às árvores.

Em essência, o hanami é uma forma de reverenciar a natureza por sua transformação e beleza. É o tempo de parar e olhar, apreciando a mudança que ocorre do inverno à primavera.

E no Japão, a tradição não é restrita somente às horas do dia. Yozakura é a expressão usada para a apreciação das flores da Sakura durante a noite. Nessas ocasiões, é comum que o parque ou local de observação sejam iluminados por lanternas e luzes especiais.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Hanami: o costume japonês de apreciar as flores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Noivos trocam presentes por doações e arrecadam 600 kg de ração

Compartilhe a Verdade Um casal transformou o casamento deles em uma linda ação solidária. Elizabete Pereira dos Santos, de 57 anos, e José Santos de Albuquerque, de 59, trocaram a lista de presentes por doações para animais e agora comemoram os mais de 600 quilos de ração arrecadados. Além da […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!