Como parar o soluço: 9 truques simples e infalíveis

Compartilhe a Verdade

Para parar rapidamente os episódios de soluço, que acontece por uma contração rápida e involuntária do diafragma, é possível seguir algumas dicas que fazem com que os nervos e músculos da região do tórax voltem a funcionar no ritmo adequado.
Os soluços normalmente duram alguns segundos, podendo ser realizadas técnicas caseiras para fazer com que desapareçam mais rapidamente. Essas técnicas são populares e nem todas possuem comprovação científica, sendo que os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Essas dicas são mais úteis nos casos de soluços repentinos e pouco frequentes.

Podem ser:

  1. Beber um copo de água gelada, ou chupar gelo, pois estimula os nervos do tórax;
  2. Colocar uma compressa fria no rosto, para ajudar a controlar a respiração;
  3. Prender a respiração o máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel, pois aumenta os níveis de CO2 no sangue, e estimula o sistema nervoso;
  4. Respirar profunda e lentamente, para esticar o diafragma e músculos da respiração;
  5. Tomar um susto, pois libera adrenalina que interfere no funcionamento cerebral e estimula os nervos musculares;
  6. Fazer movimentos de espirrar, pois isso ajuda o diafragma a voltar a funcionar de maneira adequada;
  7. Beber um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo, pois isso relaxa o diafragma;
  8. Tapar o nariz e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax, chamada de manobra de Valsalva, que é outra forma de estimular os nervos do tórax;
  9. Comer uma colher de açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, pois são substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e ocupam o cérebro com outras estímulos, fazendo relaxar o diafragma.

Quando o soluço é persistente e dura mais de 1 dia?
É necessário consultar um clínico geral para avaliar as causas do soluço e indicar um tratamento com medicamentos adequados, que podem ser gabapentina, metoclopramida e baclofeno.
Para parar o soluço de forma eficaz e definitiva, é importante eliminar a sua causa, que pode ser a dilatação do estômago por comer demais ou rápido, ingestão de bebidas alcoólicas e até doenças do cérebro, como meningite, por exemplo. Para entender melhor, confira o que causa o soluço.
No bebê recém-nascido ou, até mesmo, dentro do útero materno, o soluço pode ser causado porque o diafragma e músculos respiratórios ainda estão se desenvolvendo, além de ser muito comum o refluxo após início da amamentação. Nestes casos, é recomendado dar de mamar para a criança ou, se já estiver de estômago cheio, colocar para arrotar. Veja mais como parar o soluço em bebês.

Como prevenir os episódios de soluço
Não existe um método específico para prevenir o aparecimento do soluço, no entanto, é possível tomar algumas medidas que ajudam a reduzir as chances de acontecer os episódios de soluço. Essas medidas estão relacionadas às mudanças do estilo de vida como ingerir menos bebidas alcoólicas, comer mais devagar e em porções menores e evitar alimentos apimentados.
Além disso, alguns estudos mostram que a meditação, com técnicas de relaxamento, a redução do estresse e a acupuntura podem ajudar a reduzir as crises de soluço.

Quando ir ao médico
Caso o soluço dure mais de 1 dia, é necessário consultar um clínico geral, pois pode se tratar de soluço persistente ou crônico causado por infecções, inflamações, doenças gastrointestinais ou por uso de determinados medicamentos. Nestas situações, o médico poderá solicitar a realização de exames para investigar a causa dos soluços que não param.

 

 

Fonte

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Como parar o soluço: 9 truques simples e infalíveis

  1. Em bbs e crianças pequenas, a melhor opção ainda continua sendo um pelinho de coberta molhada em saliva no centro da testa. Tiro e queda!
    Brincadeira a parte, aqui sabemos na lógica o pq disso funcionar.
    Luz p’ra nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Retratos da vida marinha destacam a incrível biodiversidade do oceano

Compartilhe a Verdade Há uma abundância de vida debaixo d’água que raramente temos a chance de ver e apreciar. É por isso que a artista Zoe Keller , de Portland, Maine, está dando a essas diversas criaturas um palco em sua série intitulada Ocean Biodiversity . Do polvo à estrela […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!